COMO ANALISAR RESULTADOS ANUAIS?

*Por Juliana Gusmão

Sim, mais um final de ano chegou e com ele a responsabilidade de fazer uma avaliação mais aprofundada de tudo que aconteceu ao longo de 2018. Nesse período, costumamos elaborar um relatório anual com tudo que foi proposto durante a época que o cliente esteve na PiaR. É uma forma de entendermos onde acertamos, onde precisamos melhorar e outros canais que podemos explorar.

Infelizmente, não são todos os clientes que entendem que o trabalho de assessoria é de formiguinha, e quando contratam uma agência de PR querem ter resultados imediatos, mas sabemos que nem sempre isso acontece. Para que dê certo e renda frutos, é preciso estabelecer confiança e acredito que uma das formas para isso acontecer é ser o mais transparente possível, e elaborar um compilado de tudo que trabalhamos ao longo do período, apontando o que deu ou não certo e mostrar o porquê. Isso é essencial para que essa troca seja o mais saudável possível e renda frutos no futuro.

O fato é que ninguém gosta de fazer uma autoanálise, mas acredito que isso seja importante para manter o bom relacionamento e também entregar resultados cada vez mais assertivos aos nossos clientes. Aqui, por exemplo, procuramos fazer uma avaliação profunda se o que entregamos ao longo do ano estava ou não de acordo com o que foi alinhado com cada um. E sim, somos bem chatos com isso!

Como nosso trabalho envolve uma entrega completa – encontros de relacionamento, resultados em mídias relevantes e que façam sentido para o cliente, materiais que de certo modo irão ajudar a construir sua imagem na mídia e trazer endosso e reputação para sua marca – os relatórios proporcionam um olhar mais crítico sobre o nosso trabalho e nos ajudam a valorizar as ações de comunicação e as iniciativas que tivemos.

Por fim, acredito que toda avaliação é enriquecedora, seja ela positiva ou negativa. No nosso caso, essa análise anual é essencial para acertamos alguns ponteiros e iniciarmos o ano de 2019 com o pé direito, com novas ideias e estratégias.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com oito anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: