COMO SE PREPARAR PARA PARTICIPAR DE EVENTOS?

*Por Renniê Paro

Em 2018, tentamos (na medida do possível) participar dos principais eventos que envolvem o universo de startups e comunicação. Em setembro, tivemos nosso workshop interno, focado em ajudar nossos clientes a entender melhor nossas dores e prazeres. Além disso, sempre participamos do CASE (Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo), realizado pela ABStartups (Associação Brasileira de Startups).

Em ambos os casos, acho que o ponto crucial de participação em tais eventos é como devemos nos preparar para essas datas. Aqui na PiaR, sempre respondemos às seguintes questões antes de anunciar nossa participação:

– Relevância: antes de pensarmos em marcar presença em um evento, sempre pesquisamos sobre a relevância dele. Quantas edições já foram feitas? Foram sucesso de público? Quais foram as matérias sobre o evento? A percepção do público foi positiva? Pense nesses pontos antes de fechar sua participação;

– Público: você pesquisou e analisou todos os pontos e sim, vale a pena! Nice! Agora procure entender, a fundo, qual é o perfil do público que frequenta o evento? São startups early stages ou já em momento de tração? Têm cases de empresas que já estão internacionalizando? Tudo isso influenciará no conteúdo e forma como você deverá “vender” sua empresa durante o evento;

– O que queremos comunicar: essa parte está intimamente ligada ao perfil do público que você deseja impactar no evento. Afinal, de nada adianta levar um conteúdo sobre “Etapas profundas de PR”, se os empreendedores que visitam o evento ainda estão em fase de ideação e ainda não entendem muito bem o que é uma Assessoria de Imprensa, não é mesmo?!

Enfim, acho que participar de eventos é importante e deve fazer parte dos planos de ação de todas as marcas. Só vale sempre repensar a produtividade de cada um deles e o que você deseja de retorno. Depois te conto melhor como foi o CASE 2018 😉

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós-graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Customer Success e Marketing na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: