DIFERENÇAS DE UMA ASSESSORIA CONVENCIONAL PARA UMA ESPECIALIZADA NO MERCADO DE STARTUPS

*Por Juliana Gusmão

Começo esse texto com uma pergunta simples – Você sabe quais são as diferenças entre uma assessoria convencional para uma especializada no mercado de startups? Tenho certeza que muitas dúvidas aparecem na cabeça dos empreendedores quando estão planejando investir em uma.

Aqui em São Paulo, por exemplo, existem várias assessorias de imprensa grandes, médias, pequenas, e que atendem uma diversidade de clientes, um com perfil diferente do outro, mercado de atuação, peculiaridades e forma de trabalhar que diverge uma das outras.

Se você é um empreendedor que tem uma startup, aconselho investir em uma assessoria especializada em seu mercado. Por que digo isso? Quando você procura por uma agência que atende grandes marcas ou multinacionais, a atenção destinada para você será bem menor, isso porque essas empresas demandam muito mais e o assessor muitas vezes fica com o tempo curto para estudar, pesquisar e até mesmo para se aproximar do cliente e entender de fato seu negócio.

Já vi muitos casos de empresas que optaram por deixar uma assessoria especializada com o discurso “preciso de uma agência maior que vocês e que me traga mais visibilidade na mídia”. Resultado: antes eles estavam em todas as matérias que falam sobre seu mercado de atuação, mas hoje só aparecem de vez em quando e com menos expressividade. A conclusão que tiramos disso: não é o tamanho da agência de PR que irá fazer você aparecer mais na mídia e sim toda sua expertise no mercado.

Quando você opta por contratar uma agência especializada em startups, a dinâmica de trabalho é completamente diferente, não é engessada e cheia de processos. Aqui na PiaR, por exemplo, procuramos sempre acompanhar o ritmo que o ecossistema exige, e posso te dizer que é bem ágil. Além disso, nosso objetivo é sempre focado em branding, ou seja, melhorar cada vez mais sua reputação no mercado.

Por fim, acredito que estar sempre antenado às tendências é um passo fundamental para agregar valor ao seu trabalho. E lembre-se sempre: uma assessoria especializada em startups está imersa nesse universo e de olho em tudo que acontece, independente se sua startup está ligada ao agronegócio, e-commerce, moda ou alimentação. Pense nisso antes de investir em uma!

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com oito anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: