VOU FAZER UM EVENTO PARA MEUS CLIENTES, POSSO CONTAR COM JORNALISTAS?

*Por Renniê Paro

Sinceramente (como costumo fazer em meus textos), essa resposta muda muito de caso para caso. Esse ano, que está chegando ao fim, vi incontáveis empresas e startups desenvolvendo eventos proprietários (e foi uma verdadeira onda de tais ações em 2018). Alguns foram um sucesso, bem estruturados, com temas relevantes, organização bem feita, no timing correto e com nomes de peso do mercado. Outros, nem tanto.

Mas o ponto aqui é se você, empreendedor, elabora um evento bacana, deve contar com as ações de PR de sua agência? Sinto lhe informar, mas na maioria das vezes, a respostas é: NÃO. Vamos entender porque:

Eventos fechados para clientes

Vivemos a era da chamada Experiência do Cliente e é mais do que aceitável (para não dizer obrigatório) que as startups procurem meios de se aproximar de suas personas. Para isso, eventos são uma ótima alternativa. Mas, se você quer incluir nesse bolo os jornalistas, é melhor repensar. Jornais vivem para informar seus leitores e, não necessariamente, seus clientes. Portanto, se seu evento é fechado, esqueça: jornalistas não se interessarão;

Nosso cronograma tem quatro horas de duração

Pessoal, se a vida de vocês é corrida, pense na dos jornalistas. Redações fechando, profissionais sendo mandados embora e temas factuais pipocando a todo momento (vejamos nossa cena política, por exemplo). Portanto, caso seu evento seja aberto ao público e algum jornalista se interesse em ir, não exija que ele fique todo o tempo. Geralmente, esses caras dão aquela “passadinha” e seguem para a redação;

Vamos fazer uma divulgação pós evento?

Novamente, a vida dos jornalistas (e seu filtro para pautar matérias) é sempre voltado para seus leitores. Você, se colocando no lugar dessa audiência, gostaria de ler uma matéria sobre algo que já aconteceu há dias?! Não faz o menor sentido, não é mesmo? Portanto, desencane dessa ideia. Se você quer muito fazer uma ação de pós evento, foque em atividades internas.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós-graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Customer Success e Marketing na PiaR Comunicação.

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