COMO ADMINISTRAR A ANSIEDADE POR RESULTADOS?

*Por Renniê Paro

É totalmente compreensível que após finalmente assinar o contrato com uma agência de PR você fique empolgado. Mas é preciso saber também administrar a ansiedade por resultados.

Costumo brincar com alguns clientes e dizer que PR não é pastelaria. Ou seja, não é pedir e pegar o pastel. Não é mandar um release, que ele será publicado na mesma hora. O processo de assessoria de imprensa é de médio a longo prazo. E quando digo longo quero dizer de 6 meses a 1 ano, pelo menos.

Os clientes que temos hoje como referências em seus respectivos segmentos estão conosco há 3, 4 anos e entenderam a importância de controlar a ansiedade para que os melhores resultados possam ir surgindo.

Se você nunca teve PR e quer mostrar “a sua cara” para o mundo, é preciso entender que:

  • O jornalista não te conhece, nem nunca ouviu falar da sua empresa. Por que ele daria um espaço em seu veículo do dia para a noite?
  • Esse mesmo jornalista recebe, em média, 600 releases por dia! SIM, POR DIA! Se você nunca fez um bom trabalho de PR e quer porque quer sair naquele veículo, qual é o seu diferencial para esses outros 600?
  • Vamos manter o foco nesse mesmo jornalista e entender que o tempo dele para apuração de pautas, entrevistas, edições diminuiu drasticamente nos últimos anos. Então, please, as chances da sua pauta sair do dia para a noite são realmente nulas.
  • Por fim, esse mesmo jornalista tem vida social e, claro, existem regras dentro das redações. Que tal perguntar para sua equipe de PR os dias e horários de fechamentos? Assim você evita parecer ansioso, despreparado e até mesmo chato.

Portanto, quando sua equipe de PR mandar um e-mail dizendo que “está aguardando um retorno do tal jornalista”, acredite! Sabemos o melhor approach e momento de abordar os profissionais de mídia, sem estressar essa relação.

Uma dica? Confie em sua equipe de PR e saiba esperar! Os melhores resultados virão.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós-graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Customer Success e Marketing na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: