ÁREAS INTEGRADAS – COMO GERENCIAR EQUIPES?

*Por Juliana Gusmão

Com certeza sua empresa tem diferentes áreas compostas por equipes pequenas, médias ou grandes. Mas, a pergunta que fica é – como gerenciar times de áreas diferentes e que são integradas? Como conseguir extrair o melhor de cada um e garantir maior produtividade?

Primeiro de tudo é preciso entender que cada área tem suas peculiaridades e objetivos, e saber distinguir as estratégias de cada uma é essencial para que o trabalho flua e traga resultados positivos. Quando falamos de equipes, o perfil dos colaboradores também é diferente e por isso cabe ao gestor saber identifica-los e explorar aquilo que há de melhor. Já adianto que não é uma tarefa fácil e exige muito.

Um ponto que considero importante até mesmo para que o trabalho seja eficaz, é ter um gerente ou coordenador diferente para cada área da sua empresa. Vejo muitas agências em que o gestor da área de comunicação é o mesmo da área de marketing, mas também cuida da área de recursos humanos e por aí vai. Enfim, uma mistura que no final tem um único resultado: as tarefas ficam incompletas. Claro, não tem como uma única pessoa tomar conta de tantos problemas, não é mesmo?

Aqui na PiaR por exemplo, temos uma área de marketing e ela é integrada a nossa equipe de atendimento. Independente do trabalho que é feito, nós da área de comunicação e relacionamento com cliente, conseguimos contribuir com clippings, resultados e ações para as redes sociais da empresa. Ou seja, a responsável pela área fica por dentro de tudo o que acontece e filtra aquilo que considera mais importante.

Por fim, acredito que é preciso ter bastante atenção quando diversas áreas são integradas para que não haja inversão de papéis e para que os funcionários entendam o que cada um é responsável. Dessa forma, além de manter um clima saudável no ambiente de trabalho, as demandas fluem e o gestor consegue dar conta de todas as obrigações que lhe é imposta.

Se vale um conselho – um gestor sobrecarregado trava toda e qualquer dinâmica de trabalho, independente da área de atuação. Pense nisso antes de destiná-lo diversas funções!

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com oito anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: