PRESENCIAL OU VIRTUAL?

*Por Renniê Paro

Sim sim, eu sei que vivemos na era da conectividade, onde 90% de nossas atividades podem ser (e são) realizadas de maneira virtual. Também sei o quanto essa possibilidade nos permite sermos mais produtivos e multi-tarefas (apesar de não saber ainda até onde isso é realmente bom).

Porém, vale aqui um exercício: PR é abreviação de Press Relations, ou seja, a base de nossa atividade é criar conexões, estabelecer relacionamentos. Portanto, aqui fica um questionamento: as melhores relações que você tem, sejam elas profissionais ou pessoais, são mantidas de maneira pessoal ou virtual?

Por isso tenho insistido muito com a equipe de que o bom e velho “olho no olho” é a melhor maneira de criar laços com seus clientes. Claro que ações do cotidiano mais simples podem ser resolvidas com um e-mail ou mensagem no whatapp, mas se fazer presente no dia a dia do cliente mostra que:

  • Você não é uma ‘maquinha’ de releases
  • Você realmente se importa com o negócio dele
  • Você está trabalhando lado a lado para que os objetivos dele sejam alcançados

Eu sei que morando em São Paulo o deslocamento muitas vezes desanima (conte pelo menos 1 hora para ir e vir de qualquer lugar, no mínimo), mas pode ter certeza de que ir até o cliente fará a diferença no valor agregado que queremos demonstrar.

Por fim, vale aqui um pequeno toque: ir até o cliente não é ficar no pé dele para que ele fique 1 hora sentado com você na sala de reunião, para falar mais do mesmo. Pergunte quando ele costuma fazer a reunião de marketing com a equipe interna e peça para participar. Essa “intromissão” irá te munir de informações e necessidades que você nem fazia ideia.

E aí, já bateu a agenda com seu cliente essa semana?

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós-graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Customer Success e Marketing na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: