COMO ANALISAR AS INFORMAÇÕES DO RELATÓRIO?

*Por Renniê Paro

Sendo muito sincera com vocês, já faz uns bons três anos que procuro uma fórmula numérica de provar o valor de nosso trabalho. Acredito que assim como em outras disciplinas da comunicação, como publicidade e social media, deve existir um meio de comprovar o nosso ROI. Mas enquanto isso não acontece (continuo na luta e se você souber de algum caminho, por favor, me fale rs), temos entregado resultados por meio do famoso “Relatório Mensal”.

Aqui na PiaR já fizemos um ‘sem números’ de modelos e não cansamos de inovar. Para isso, estamos sempre abertos para feedbacks e sugestões. Atualmente, nosso relatório é bem objetivo e visual. Isso porque:

  • Não gostamos de enrolação e sabemos que o tempo de nosso cliente é escasso
  • PR não deve ser algo complicado de entender. A proposta é que o cliente bata o olho e entenda o que estamos querendo transmitir

Nosso compilado de resultados é demonstrado por meio do “O que deu certo”, “O que não deu”, “Meetings”, “Ferramentas utilizadas”, “Evolução Mensal”, “Evolução temática” e finalmente “Resultados”.

Por meio de blocos simples de mensagens, nosso cliente consegue entender o que funcionou bem no meio do caminho e também o que não surtiu tanto resultado assim.

Como disse acima, ainda não conseguimos mostrar, por meio de números, nosso valor. Mas para você, cliente, deixo algumas dicas de como entender e avaliar o relatório:

– Mesmo que a quantidade de clippings tenha caído, a qualidade dos veículos que abordados melhorou? Se sim, isso é um bom sinal;

– Conseguimos posicionar sua marca entre as mais relevantes do mercado em que você atua? Se sim, estamos indo bem;

– Temos promovido encontros estratégicos seus com jornalistas de grandes veículos? Caso positivo, há indícios de um bom trabalho;

Enfim, poderia me estender em outros pontos da avaliação de um relatório de PR, mas vale a máxima de que nosso papel é transformar sua marca em referência em determinado setor. Se estamos conseguindo isso (aos poucos, porque já falamos que PR é um processo de longo prazo), é uma indicação de que sua equipe de assessoria manda bem.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós-graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Customer Success e Marketing na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: