FERRAMENTA DE CLIPPING, TER OU NÃO TER?

*Por Juliana Gusmão

A resposta para essa pergunta é muito simples – sim, acredito que toda agência de PR tem que ter uma ferramenta de clipping. Digo isso porque independente do tamanho da sua empresa e localidade, o trabalho de uma assessoria de imprensa engloba divulgações em diferentes cidades, estados e regiões.

Se você opta por fazer um trabalho manual de coleta de clippings, é preciso estar ciente que algum resultado bacana poderá passar despercebido. Mesmo porque quando alguma publicação sai em um jornal regional, por exemplo, não conseguimos ter acesso. A menos que sua agência tenha assinatura desses veículos.

Outro ponto importante, uma ferramenta de clipping permite que você personalize suas buscas. Ou seja, por meio de palavras-chave, o assessor consegue intensificar suas buscas e até mesmo mapear os concorrentes de seus clientes. Dessa forma, além de ficar por dentro de tudo que está acontecendo no segmento do seu cliente, o trabalho fica muito mais completo.

Geralmente, algumas ferramentas de clippings extrapolam a barreira dos veículos de comunicação e conseguem monitorar também notícias em outros canais, como por exemplo, as redes sociais.

Por fim, acredito que implementar o uso de uma ferramenta de buscas de clippings é essencial para a gestão de uma empresa. Monitorar bem de perto todas as notícias que envolvem seu cliente e mercado de atuação, ajuda a se antecipar de problemas e até mesmo a evitar crises. Então, se você ainda tem dúvidas se deve ou não investir em uma, a minha sugestão é – sim, invista! Afinal, todos têm a ganhar.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com oito anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: