COMO FAZER UM RELATÓRIO DE SUCESSO?

*Por Juliana Gusmão

Ferramenta bastante utilizada no mundo corporativo e em muitas startups, os relatórios são considerados eficazes e uma das melhores alternativas para mostrar o desempenho do seu trabalho, para exemplificar algumas situações, ou até mesmo para reunir em um só local todas as informações que consideramos importantes.

Algumas empresas fazem relatórios semanais, quinzenais, semestrais, bimestrais e por aí vai. Aqui na PiaR, por exemplo, adotamos a prática do relatório mensal, onde incluímos todas as atividades realizadas durante o mês, as ferramentas que foram utilizadas (releases, pautas, artigos e notas), encontros e entrevistas, as dificuldades que tivemos com um determinado assunto, e fazemos um gráfico evolutivo referente ao período em que o cliente está na agência. Além disso, procuramos destacar também os três melhores resultados e os demais veículos em que o cliente esteve presente.

Claro que diariamente conversamos com os clientes, alinhamos todas as demandas e os posicionamos como está o andamento de cada atividade. Porém, no início do mês seguinte, optamos por encaminhar um relatório bem completo e simplificado para que o cliente tenha acesso a tudo que foi trabalhado e possa consultar sempre que houver necessidade. Essa é uma forma das informações não se perderem e dele avaliar o trabalho como um todo.

Por fim, acredito não existe fórmula mágica para realizar um bom relatório. O mais importante é procurar envolver seus clientes na sua rotina e não deixá-los no escuro. Afinal, todo mês ele investe um budget considerável no trabalho de assessoria e nada mais justo do que estar por dentro de tudo o que acontece.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com oito anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: