COMO MELHORAR A CLIPAGEM?

*Por Renniê Paro

Para quem ainda não está familiarizado com os termos usados em uma agência de PR, clipagem ou clipping é o resultado que entregamos, ou seja, a matéria em que o cliente saiu, podendo ser TV, rádio, online ou impresso. É por meio dela que comprovamos que estamos no caminho certo em termos de comunicação com a imprensa.

Mas, como em muitas agências, caso você não tenha contratado os serviços de uma clipadora (empresa especializada no setor), como fazer um bom clipping e não “comer bola” com resultados?

Para isso há sempre o bom e velho Google. Ele costuma trazer os principais resultados de mídia dos clientes, mas para isso é necessário aprimorar os termos de busca, colocar o nome do cliente e do porta-voz, pesquisar por termos que tenham sido usados no texto ou até mesmo usar títulos de outras matérias que a startup já tenha saído para ver se não foi replicada.

O ponto crítico aqui é que a clipagem ainda é a melhor forma de mostrarmos o nosso valor (estou pesquisando outras formas de métricas há cerca de um ano e ainda não achei a ideal), portanto nós, enquanto assessores, devemos entender sua importância.

Não deixe um grande resultado passar batido, não envie o clipping só no final do dia e, quando mandar o e-mail com a boa nova, valorize seu trabalho. Mostre a relevância do veículo, sua localização, número de views do portal e até mesmo uma avaliação qualitativa sobre a matéria.

Tudo isso enriquece nosso trabalho e faz o cliente entender a importância de nosso trabalho como estrategistas de comunicação.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós-graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Customer Success e Marketing na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: