PEDIDOS ABSURDOS, COMO RESOLVER?

*Por Juliana Gusmão

Com certeza você já recebeu algum pedido do cliente querendo ser capa de uma determinada revista, revisar um texto de uma possível matéria que o jornalista irá desenvolver ou pedindo para sair toda semana em um grande programa de TV. A pergunta que fica é: como resolver esses pedidos, considerados “absurdos”, sem que o cliente fique bravo com a negativa?

Procuro sempre orientar meus colaboradores a ensinar seus clientes. Claro que eles não têm obrigação de entender como funciona a rotina de uma redação e as práticas que nela são impostas. Na grande maioria das vezes, quando conseguimos uma entrevista ou gravação em um veículo relevante, essa ação desperta uma ansiedade incontrolável nos empreendedores, principalmente aqueles que não estavam acostumados com o holofote.

Nosso papel no mercado é explicar uma, duas, três ou quantas vezes forem precisas, que algumas práticas não são comuns e que muitas delas até ferem o direito de liberdade de expressão do jornalista, como é o caso de pedir a matéria para revisar. Isso nunca deve ser feito! Pode parecer absurdo, mas acontece bastante.

Agora vamos falar sobre fotos. Temos vários empreendedores aqui na PiaR, por exemplo, que pedem que a matéria saia com foto. Claro que sempre encaminhamos as imagens dos executivos, mas a publicação quem decide é o editor do jornal ou revista. Nós não temos esse poder, infelizmente!

Por fim, poderia ficar aqui listando diversos pedidos que fogem da nossa alçada no dia a dia. O mais importante é termos jogo de cintura e muita paciência para explicar e ajudar nossos clientes. Acredito que, dessa forma, as chances desses pedidos diminuírem é grande.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com sete anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: