COMO LEVANTAR DADOS PARA MATÉRIAS DE MERCADO?

*Por Juliana Gusmão

Atualmente, conseguir uma grande exposição em um jornal, por exemplo, está cada vez mais difícil. Antes, os jornalistas faziam uma matéria com um único player. Hoje, as abordagens mudaram um pouco e vemos muito mais pautas de mercado que englobam diversas fontes.

Mas a pergunta que fica é – como conseguir levantar dados interessantes para elaborar uma pauta que atraia o jornalista? Logo de cara essa pergunta parece difícil, mas hoje podemos contar com Associações ou Entidade de setores que disponibilizam dados sobre diversos mercados. Aqui na PiaR, por exemplo, atendemos a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), que mapeia o ecossistema de startups e faz alguns levantamentos, que nos ajudam na elaboração de pautas.

Assim como a ABS, existem outras Associações e empresas que costumam disponibilizar dados de mercado que nos auxiliam na construção de pautas como a ABFintechs, E-bit, Ibope, Kantar, entre outros. Outra dica bacana é ler bastante, principalmente matérias e sites fora do Brasil. Dessa forma, você fica por dentro de tudo que acontece em outros países e pode utilizar dados para elaborar uma pauta sobre comparação de segmentos, por exemplo.

A apuração dos jornalistas mudou, e se você quer conquistar um espaço relevante em mídias de grande expressão, pensar fora da caixa e propor pautas atrativas que contemplam um problema de mercado, com dados relevantes e mostrando que existem um ou mais players que resolvem, tenho certeza que o olhar crítico de quem está do outro lado do balcão será diferente.

Por isso, se você quer ter assertividade na construção de suas pautas e quer que o jornalista compre suas ideias, procure entregar o máximo de informações e dados que o ajudam a contextualizar uma matéria sobre o mercado de atuação do seu cliente. Tenho certeza que dessa forma conseguiremos resultados sensacionais!

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com sete anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: