COMO TEM SIDO SUA EXPERIÊNCIA EM UM NOVO CARGO?

*Por Bruna Sant’Anna Froner

Assumir um novo cargo nunca é fácil! Passamos por um período de adaptação e, principalmente, por uma mudança de mindset. Como atendimento, tanto aqui na PiaR, quanto em outros lugares por onde passei, aprendi a entender o momento dos clientes e o que buscavam com o trabalho de assessoria de imprensa, para atender suas expectativas da melhor maneira possível.

Como líder de núcleo, isso mudou (e como)! Agora, é preciso um olhar mais atento para as dificuldades de cada um da equipe, tanto do ponto de vista profissional, com as demandas diárias, sugerindo novos assuntos e posicionamentos, como sobre o jeito de cada colaborador e, isso sim, é um desafio e tanto!

Ter um cargo que requer atenção redobrada à equipe e aos materiais desenvolvidos, trouxe muitas mudanças que vão desde o teor do meu trabalho até a necessidade de assumir uma nova postura dentro do ambiente organizacional. Há um mês venho me adaptando às mudanças que este novo posto me trouxe e já consigo trazer alguns ensinamentos para dividir com vocês.

O primeiro é entender que o engajamento é a chave para o sucesso. Liderar não se resume a cobranças, embora elas sejam necessárias em muitos momentos. Liderar exige a capacidade de administrar as pessoas, desenvolvendo seus pontos fortes e identificando onde cada um pode melhorar. E mais, o papel de um líder é conduzir e orientar, deixar que as pessoas pensem por elas mesmas, sem dar a resposta “pronta”.

E, como fazer isso da melhor maneira? Não existe uma fórmula exata (e se existir, me contem rs), porém, devemos sempre estar abertos a aprender. E não falo apenas em fazer cursos e ler livros sobre gestão de pessoas. Buscar a opinião de pessoas que têm experiência no assunto é muito importante. Converse com seus gestores sempre que possível, pedindo feedbacks e absorvendo as críticas, afinal, nada se compara ao conhecimento prático.

Ouvir a equipe é essencial! Sabe quando seus avós falavam: “dois ouvidos para ouvir, apenas uma boca para falar?” Eles estavam totalmente certos! Ouça muito e só fale quando tiver certeza de que será algo construtivo. Até seu tom de voz e seus gestos vão ser analisados, é preciso ter um cuidado redobrado com isso.

Os aprendizados neste novo cargo têm sido diários e sou muito grata pela oportunidade, pela disposição dos meus gestores para me ajudar (Rê e Ju, obrigada pela paciência de sempre) e pela equipe maravilhosa que tenho o prazer de “liderar”, vocês são incríveis! Espero, em breve, trazer novidades dessa experiência, que tem sido uma das mais enriquecedoras da minha carreira. Até breve!

*Bruna Sant’Anna Froner é Relações Públicas formada desde 2009 pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com quase 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Líder de Núcleo na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: