COM O FECHAMENTO DE TANTAS REVISTAS, COMO FICA O TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA?

*Por Juliana Gusmão

Na segunda (06.08) li uma notícia que, por ser assessora de imprensa, me deixou um pouco triste. O Grupo Abril anunciou o fechamento de diversos títulos, como Elle, Boa Forma, Mundo Estranho, Arquitetura, Casa Claudia, entre outros. A justificativa foi de que a extinção dessas revistas aconteceu devido a estruturação que a empresa está passando, com objetivo de garantir a saúde operacional do negócio.

Diante desse cenário, surge uma dúvida: como fica o trabalho de assessoria de imprensa? Complicado responder essa questão logo de imediato, pois assim como nós temos muitas startups de diversos segmentos e falamos com alguns veículos específicos, outras assessorias conversavam diariamente com jornalistas desses exemplares.

Por isso, acredito que o trabalho de assessoria de imprensa vai muito além de somente divulgar uma pauta ou outra, e deve ser basear em RELACIONAMENTO. Quando você se aproxima de um profissional importante dentro de um determinado veículo de comunicação, você torna-se um ponto focal estratégico. Nessas situações de desligamentos e redução nas redações, por exemplo, aquele jornalista que você mantinha contato pode ingressar em outro jornal ou revista relevante.

Outro ponto que considero de extrema importância é a estratégia de comunicação. Em tempos de instabilidade econômica, um bom assessor precisa estar preparado para enfrentar essas adversidades e propor estratégias e ações que fujam do habitual. Nesse caso, estar sempre antenado a tudo que acontece no mercado que seu cliente atua, pode trazer insights diferentes que corroboram para um trabalho de PR eficiente.

Acredito que outras notícias como essa irão aparecer, infelizmente. Por isso, quanto antes nos prepararmos para não sermos pegos de surpresa, melhor. Pense fora da caixa e jogue no mesmo time que seu cliente, tudo isso contribui quando uma crise como essa acontece.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com sete anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: