PRIMEIROS PASSOS EM PR

*Por Renniê Paro

30, 60 e 90 dias! Tá aí um bom termômetro para quando você começa a se aventurar pelo mundo das Assessorias de Imprensa. Esse período pode te mostrar o que esperar de sua agência de PR e como você conseguirá avaliar as entregas de PR.

Nos primeiros dias, é essencial você entender a importância de um onboarding bem feito! Por isso, tire um tempo razoável para explicar “tim tim por tim tim” o que é sua startup e como vocês atuam no mercado. Ainda mais relevante é ter definido em sua cabeça: qual é seu objetivo com PR (se for vendas ou aumento de downloads, melhor desistir) e quais são as personas de seu produto/serviço.

Somente com essas informações sua equipe de PR poderá começar a traçar planejamentos e ações de divulgações para conseguir entregar aquilo que você espera e precisa.

Agilidade, de ambos os lados, também é fundamental para que o trabalho seja bem realizado. Nenhum material sairá para divulgação sem o seu OK final, portanto quanto mais você demora para dar retornos para sua agência, mais demorados serão os resultados.

Outro ponto, controle sua ansiedade. Eu sei que quando contratamos um serviço, queremos ver resultados o mais rápido possível. Mas comunicação é um processo, é um trabalho de formiguinha mesmo, onde criamos pontes entre sua marca e a imprensa, portanto paciência é fundamental para construir relacionamentos que sejam duradouros.

Último item para você que está começando: administre suas expectativas. Se você contrata uma agência de PR e só pensa em dar entrevistas ou ter uma matéria no Fantástico, por exemplo, é melhor repensar e conversar com a equipe de PR para entender o que é, ou não, possível fazer com sua marca na imprensa. Afinal, nem todo conteúdo é para TV ou uma grande matéria. Pense nisso 😉

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós-graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Customer Success e Marketing na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: