COMO CRIAR UM MAILING?

*Por Juliana Gusmão

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre como criar um mailing, conseguir impactar contatos chaves e emplacar matérias relevantes para os clientes. Claro que todo assessor quando começa em alguma empresa já tem o costume de conversar com o jornalista A ou B ou tem proximidade com o veículo C ou D. Isso é ótimo, pois ajuda o profissional na hora de vender sua pauta e apresentar os seus novos clientes.

Mas, e quando ele ainda é novo no mercado ou desconhece o segmento de atuação do cliente que irá atender? Como criar um mailing assertivo? Geralmente, a maioria das assessorias de imprensa possui ferramentas que ajudam nessa elaboração. Primeiro de tudo, entender o propósito da pauta e o público-alvo de cada veículo é essencial para fazer um pitch assertivo.

De nada adianta você tentar emplacar uma notícia sobre negócios se o jornalista que você está falando cobre política. Por isso, entender qual a estratégia de divulgação e quem você quer impactar é importante para que o trabalho dê certo e o jornalista compre sua ideia.

Conversar com os colegas de trabalho também corrobora para um contato mais direto e para conhecimento de novos profissionais nas redações. Já presenciei diversas situações em que um assessor vendeu a pauta de outro para o contato mais próximo que tinha no Valor Econômico e a matéria deu certo. Essa prática é muito comum no nosso dia a dia e todo mundo ganha – cliente, assessor e jornalista. Afinal, é uma via de mão dupla, não é mesmo?

Por fim, acredito que um dos pontos principais para elaborar um bom mailing é entender com quem você quer se comunicar e ler o veículo que deseja abordar para conhecer a linguagem e quem escreve sobre o que. Seguindo esses passos, tenho certeza que seu contato com a imprensa será efetivo e trará bons resultados.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com sete anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: