DIVULGAÇÃO EXCLUSIVA ATROPELADA PELO PORTA-VOZ DA EMPRESA – O QUE FAZER?

*Por Juliana Gusmão

Sim, já passamos por isso algumas vezes e confesso que é bastante frustrante quando nos preparamos para divulgar uma notícia exclusiva sensacional e o porta-voz da empresa acaba furando nossa estratégia. Sei que a maioria das vezes a informação vaza sem querer, mas é muito importante que o empreendedor tenha a ciência de que quando isso ocorre, perdemos a relevância e a força na divulgação.

“Mas e se eu já fechei a exclusiva com um grande veículo e a informação foi publicada nas redes sociais da empresa? O que devo fazer?” Nesse caso, a melhor solução é falar a verdade sempre. Afinal, o jornalista também é um parceiro nosso e temos uma relação de confiança. Se você omite certas informações e depois o profissional descobre, além de ser desonesto com quem está do outro lado, corremos o risco de nunca mais conseguir emplacar algo no veículo.

Entenda, mídias de grande expressão como Exame, Folha de S. Paulo, Valor Econômico, Estadão, entre outros, exigem exclusividade na divulgação e eles acompanham tudo. Sim, fazem buscas, olham o Facebook, estão ligados a tudo que norteia o cliente que propusemos a exclusiva. E pode ter certeza, ficam muito bravos quando se comprometem a escrever uma matéria sobre determinado assunto e descobrem que já foi veiculado.

Por fim, quando tiver assuntos como novo round de investimento, fusão ou aquisição (para citar alguns exemplos), alinhe primeiro com sua assessoria de imprensa e tenha paciência antes de sair divulgando em seus canais de comunicação. Entendemos que muitas vezes a publicação de uma exclusiva demora alguns dias, mas quando o resultado sair, o retorno é bastante positivo. Vamos trabalhar em conjunto e criar estratégias cada vez mais assertivas, no final todo mundo ganha!

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com sete anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: