O QUE É TELEVISIONÁVEL?

*Por Juliana Gusmão

Quando uma empresa fecha contrato com uma assessoria de imprensa, é muito comum que o empreendedor almeje sair na TV. Afinal, quem é que não quer que seu negócio seja televisionado nos principais jornais do país, não é mesmo?

Porém, antes de tudo é preciso alinhar as expectativas e colocar os pés no chão. Se seu negócio ainda está começando no mercado e não tem algo inovador e de grande impacto, dificilmente conseguiremos uma exposição nas mídias televisivas. Isso porque esse veículo busca sempre por notícias que tragam algo positivo para seus espectadores.

Um dos exercícios que considero muito importante quando vamos tentar vender uma pauta para algum jornal da TV, é estudar o veículo e entender quem é o público de cada canal. Dessa forma, na hora de estruturar a pauta fica mais fácil identificar os elementos que poderiam chamar a atenção do produtor e tornar sua sugestão televisionável.

Geralmente, os programas não costumam gravar a matéria somente com uma única empresa. Por isso, antes de sair oferecendo seu cliente, procure elaborar sua sugestão mostrando o mercado, apresente dados, soluções para um determinado problema e empresas que possam compor a matéria ou servir como fonte.

Pensar nas imagens também é um item fundamental quando falamos sobre televisão. Por isso, sempre tenha em mente que quando o produtor receber sua pauta, além de tentar identificar como essa matéria irá impactar seu público, ele analisa as possibilidades visuais. Por fim, se conseguirmos aplicar isso na hora de desenvolvermos uma pauta para TV, com certeza teremos retorno positivo e marcaremos um golaço!

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com sete anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: