COMO AVALIAR A RELEVÂNCIA DE UM EVENTO?

*Por Renniê Paro

Você parou para pensar em quantos eventos são realizados, por mês, só em São Paulo? Se ampliarmos esse foco, o número mais que dobra, afinal eventos do ecossistema de startups são incontáveis por esse Brasil à fora. Se acrescentarmos a onda de “eventos proprietários” que ganhou corpo nos últimos anos, aí sim a perdemos a conta.

Diante disso, é importante saber avaliar qual a relevância de um evento em dois aspectos: networking e imprensa. Digo isso porque para participar dessas atividades, geralmente, será necessário desembolsar uma verba do budget (geralmente do marketing) e precisamos de algum retorno, certo?

Do ponto de vista de networking, vale sempre pesquisar as edições anteriores do evento, número de participantes, palestrantes que já participaram e, claro, “assuntar” com quem foi nos outros anos. Afinal, o bom e velho boca a boca ainda faz uma grande diferença.

Do outro lado do balcão, quando você participa ou cria seu próprio evento, é preciso se atentar a alguns pontos antes de pedir que sua equipe de PR comece uma divulgação:

– Você vai palestrar ou participar de um painel importante? Ótimo! Isso pode render uma nota.

– Você vai apenas “passear” e conhecer o evento? Isso não é notícia

– Seu evento é fechado apenas para convidados? Sem problemas, mas a imprensa não publicará algo que é destinado a um público seleto.

– O valor do seu evento é condizente com o mercado? Saiba que a imprensa sempre prioriza eventos gratuitos ou com preços acessíveis (afinal, eles prestam serviços à população).

Por fim, um ponto muito importante: antes de sair divulgando um evento seu ou participação, tenha certeza de todas as informações (local, horário, preço, palestrantes, etc). Isso porque soa mal divulgar um dado X e depois mudar para Z. 😉

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós-graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Customer Success e Marketing na PiaR Comunicação.

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