O QUE É NECESSÁRIO PARA UMA BOA SUGESTÃO DE PAUTA?

*Por Renniê Paro

No último texto, comentei um pouco sobre o que é e como funciona o artigo de opinião. Hoje vou falar sobre outra ferramenta muito utilizada por nós, assessores de imprensa: Sugestão de Pauta.

Antes de entrar no que é necessário para uma boa pauta, temos que esclarecer o conceito. Em linhas gerais, uma Sugestão de Pauta é um pitch feito ao jornalista sobre determinado tema, que pode gerar uma matéria. A sugestão é (quase) sempre realizada por telefone, em um bate papo com o jornalista. Ou seja, ela não passa pela aprovação do cliente.

Nós, profissionais de PR, criamos uma espécie de roteiro sobre uma possível matéria e tentamos convencer o jornalista de que o tema é relevante para sua audiência. Portanto, uma boa pauta deve ter: um problema, quais são as possíveis soluções, quais são os players envolvidos no setor (aqui entra o cliente, como uma fonte) e até mesmo personagens (outros players/pessoas que usam as soluções do mercado e podem dar depoimentos).

E não se engane, uma sugestão de pauta pode dar certo em poucas horas, demorar dias/meses ou simplesmente não dar em nada. A proporção de ‘nãos’ que ouvimos é no mínimo 90% maior do que os ‘sims’ (infelizmente). Mas nosso papel é não desistir.

Portanto, quer ajudar? Nos municie com todos os dados relevantes de seu mercado e como sua startup tem solucionado os possíveis problemas dele. Assim conseguiremos aqueles 5 segundos de atenção dos jornalistas estratégicos e, quem sabe, uma boa matéria o citando como fonte.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós-graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Customer Success e Marketing na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: