DIFERENÇA ENTRE ASSESSORIA DE IMPRENSA E PUBLICIDADE

*Por Juliana Gusmão

Você sabe qual é? Tenho certeza que muitos ficam com dúvidas no que responder, afinal é muito comum as pessoas confundirem o trabalho de assessoria de imprensa com o de publicidade.  A verdade é que ambos mexem com a comunicação, mas de forma diferente.

Quem investe em assessoria de imprensa, precisa entender que o assessor irá trabalhar para conquistar mídia espontânea, e nem sempre as matérias saem com rapidez ou da forma que queremos. Há um processo muitas vezes moroso dentro das redações, mas quando conquistamos aquele espaço precioso em um jornal ou revista de grande relevância, pode ter certeza que a visibilidade para sua empresa é mais saudável e o retorno daquela exposição é positiva.

Quando uma empresa aposta em publicidade, ela muitas vezes paga por um espaço grande, pequeno ou médio dentro dos veículos de comunicação, sejam eles jornais, revistas ou sites. Cada anúncio tem um preço, tudo vai depender do tamanho em que você investir. Não somos a favor de separar um budget para apostar em publicidade. O trabalho de assessoria de imprensa pode ser mais demorado, mas o retorno é mais qualificado do que pagar por anúncios.

Por que digo isso? Quando uma empresa sai em uma matéria, é sinal que ela chama atenção do mercado de alguma forma ou é referência naquele segmento. Quando uma reportagem tem entrevista de algum executivo, há mais credibilidade do que em um anúncio. O olhar do leitor é diferente sobre aquele tipo de matéria.

Por fim, se sua empresa tem um budget para investir em comunicação, meu conselho é apostar em uma agência de PR. Além dos profissionais te ajudarem a desenvolver um plano de comunicação coerente com sua empresa, a missão principal é criar endosso e reputação para sua marca, conquistando mídias espontâneas. E aí, está esperando o que para marcarmos um bate-papo?

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com sete anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: