COMO ESCREVER UM BOM RELEASE?

*Por Juliana Gusmão

 Sabemos que o release é uma das ferramentas que utilizamos em assessoria de imprensa para apresentar alguma novidade para o mercado ou posicionar a empresa em seu setor de atuação. Porém, nem sempre esses materiais são desenvolvidos com o cuidado que merecem e por isso, na maioria das vezes são descartados por muitos jornalistas. Mas afinal, você sabe quais informações são relevantes para a elaboração de um bom release?

Aqui na PiaR por exemplo, só elaboramos um release quando temos uma notícia interessante para divulgarmos à imprensa. Assuntos como “lançamos nova funcionalidade do aplicativo”; “atingimos 2 milhões de fãs no Instagram”; “alteramos o layout do site”, entre outros, nada disso é relevante para o leitor. Agora quando falamos sobre “Recebemos uma rodada de investimento”; “fizemos uma fusão com um grande player do mercado”; “Empresa x expande atuação para as regiões y e z”, entre outros, são assuntos que, de forma geral, geram interesse do público.

Um ponto importante de destacar é que o release serve de base para o jornalista escrever uma matéria maior sobre o assunto. Por isso, devemos sempre pensar em utilizar informações que de certa forma irá fazer com que o profissional tenha interesse de escrever uma matéria sobre o assunto. Dados de mercado, cases de sucesso, números de faturamento e crescimento, tudo isso corrobora para conquistarmos um espaço nos grandes veículos.

Por fim, quando tiver que fazer um grande anúncio para a imprensa, procure munir seus assessores com o máximo de informações. Dessa forma, o material de apoio será bem completo, o que poderá contemplar em uma matéria positiva sobre sua empresa ou mercado de atuação.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com sete anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: