NÃO INVENTE DADOS, NEM ALTERE NÚMEROS DE SUA EMPRESA

*Por Juliana Gusmão

Durante esses anos trabalhando com assessoria de imprensa, já vi muito empreendedor passar dados que não condizem com a realidade da sua startup. Minha opinião? Não faça! Isso porque o jornalista investiga e apura todas as informações, lê bastante e qualquer divergência entre os dados pode causar um mal-estar para você e também para sua empresa.

Uma dúvida muito comum: mas não abrimos faturamento e também não mencionamos nosso crescimento, como podemos prosseguir? Sabemos que muitas empresas não conseguem divulgar essas informações, mas quando falamos com veículos de negócios, onde esses dados são importantes, temos que encontrar alternativas para não perder a oportunidade. Abordar uma porcentagem ou algo aproximado pode ser a saída.

Já tivemos situações em que o empreendedor deu uma entrevista para o Valor Econômico e mencionou o crescimento da empresa. Semanas depois, o mesmo jornalista conversou com ele novamente para tirar uma dúvida sobre um ponto da entrevista e o dado já não era mais o mesmo, o que causou um estranhamento e questionamento por parte do jornalista.

Quando o assunto é relacionado a dados, procuramos sempre manter a mesma linha de raciocínio e nunca, em hipótese alguma, superfaturar um número ou valor. Se os números que você tem a apresentar são baixos ou irrelevantes, alinhe com sua assessoria de imprensa a melhor saída para quando o jornalista te questionar. E lembre-se: quando sua equipe de PR conseguir uma oportunidade em grandes veículos de negócios, apresentar um número que mostre o quanto sua empresa está consolidada no mercado é importante.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com sete anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: