O CLIENTE NEM SEMPRE TEM RAZÃO

*Por Renniê Paro

Sabemos que essa é uma antiga máxima conhecida do comércio em todo o mundo. Mas, claro, como toda regra, há também sua exceção.  Não quero, de modo algum, dizer que o cliente não entende nada e não devemos dar ouvido ao que ele fala, mas é importante entender que nosso trabalho é todo desenvolvido com base na troca constante de conhecimento.

O que quero dizer com isso é simples: se você é o especialista no negócio, nós somos os especialistas em comunicação. Que tal unirmos forças para que todos saiam ganhando?! Vou dar alguns exemplos que podem ajudar a entender melhor essa dinâmica e o ponto onde quero chegar.

Se ao receber um release (material base de uma assessoria de imprensa) você questionar alguns pontos e sua equipe de assessoria “rebater” dizendo que o ideal é seguir com o modo da primeira versão, vale parar e tentar entender o porquê dessa sugestão.

Já falamos sobre isso em outros textos aqui do blog, mas vale reforçar que colocar adjetivos além do necessário em um release, faz com que ele seja visto como material publicitário pelos jornalistas (e sabemos que esse não é o nosso foco). Além disso, quando um material for enviado para a imprensa, não é de bom tom ficar solicitando alterações diversas, de termos e posicionamentos, para que ele seja reenviado para a mídia. Isso gera uma péssima impressão para a sua marca.

Eu sempre parto da premissa que quando contrato um serviço é porque eu não sei realiza-lo ou não o entendo a fundo. Portanto, preciso ao menos parar e ouvir o especialista, para depois tentar encaixar as possibilidades viáveis dentro de minhas vontades. O contrário nunca dá certo.

Por isso, reforço aqui que não estou dizendo que nós somos os donos da verdade e ponto, mas que vale parar e ouvir os “porquês” de sua equipe de PR. Somente assim será possível realizar um bom fluxo de comunicação, culminando em resultados cada vez melhores.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós-graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Customer Success e Marketing na PiaR Comunicação.

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