CONTEÚDO DE PR É PARA JORNALISTAS E NÃO PARA PUBLICIDADE

*Por Renniê Paro

Quem é assessor de imprensa com certeza já ouviu algumas milhares de vezes frases como “Mas esse texto não está vendedor”, “Acho que poderíamos dar um tom mais emocional”. Pedidos como esses são mais do que naturais quando um release chega nas mãos da interface dos clientes.

Pessoal, é preciso entender alguns pontos que nos levam a escrever releases com a estrutura “chata e quadrada” que vocês recebem (e nem sempre curtem). Existem manuais de redação que são seguidos por jornalistas de todo o país e, claro, por nós assessores.

Um release precisa ter uma notícia (reformulação de sites, eventos internos ou contratações de estagiários não é notícia, ok?). Além disso, é preciso que o tema principal do texto esteja logo no primeiro parágrafo, ter quotes (fala do porta voz da empresa), dados de mercado e uma finalização.

Esse material não pode ser extenso e muito menos adjetivado. É claro que seu produto é o melhor do mercado e tem o melhor design, mas o jornalista não quer saber esse tipo de informação. Ele precisa entender o mercado em que você está inserido, quais são os problemas dele e como sua empresa soluciona algum deles.

Aqui vale destaque para como o foco deve ser a sua empresa, e não VOCÊ! Trabalhe a sua marca e não o seu ego. Por fim, vale dizer que o release é apenas uma das ferramentas que usamos, e não a estratégia em si. Portanto, por mais que ele não traduza a alma de sua empresa, vale entender a estrutura jornalística e perceber que ele será usado apenas de base para os pitchs com jornalistas.

Se tiver alguma dúvida, sempre vale aquele bom e velho bate-papo com seu assessor para entender melhor esse fluxo 😉

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós-graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Customer Success e Marketing na PiaR Comunicação.

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