ON OU OFF-LINE?

*Por Renniê Paro

Há algum tempo, na minha opinião, essa linha que diferencia o mundo on do off-line tem se tornado cada vez mais fina e delicada de ser transpassada. Quando falamos de estratégias de assessoria de imprensa, temos que analisar bem quais são os objetivos de cada startup com a mídia.

Quem acompanha o mercado editorial sabe que a movimentação de veículos entre os dois formatos é grande. Alguns abortam completamente suas versões impressas e apostam tudo no mundo virtual. Outros mantêm firme e forte suas fichas no papel impresso, e muitos tentam mesclar o melhor dos dois mundos.

Já encontrei clientes que queriam apenas veículos online, pois acreditam que seu público-alvo está apenas na internet ou devices mobiles, ou porque há a possibilidade de publicação de backlinks (já falamos sobre isso em posts anteriores). Outros queriam apenas os jornais e revistas impressos, não tanto por atingir um nicho específico de pessoas, mas também pelo “status quo” que esse modelo ainda entrega.

Quando sua atuação é totalmente voltada ao mundo digital, acredito sim que valha a pena direcionar os recursos de PR e esforços de sua equipe para conquistar espaços nos veículos mais relevantes nesse ambiente. Porém, não acho que seja estratégico abortar definitivamente os impressos.

Como tudo em Assessoria de Imprensa, não há uma única forma correta de traçar estratégias para conquistar bons resultados. Por isso, criar caminhos para transitar entre o on e off-line é uma boa ideia. Dessa forma, você consegue mensurar qual deles chega de fato ao seu público e começar a entender como dialogar com ele de maneira a criar verdadeiras conexões.

Esteja aberto para as oportunidades 😉

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Customer Success e Marketing na PiaR Comunicação.

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