O QUE NÃO PEDIR PARA SUA ASSESSORIA DE IMPRENSA?

*Por Renniê Paro

“Quero ganhar convites para o evento X”

“Preciso aumentar meu número de downloads ou vendas”

“Quero fazer ações com influencers globais, mesmo que não tenham ligação com meu negócio”

“Quero capa”

Ufa! Essas são só alguns dos pedidos que estão presentes no cotidiano de nós, assessores de imprensa. O foco do texto de hoje é justamente deixar claro que vocês, empreendedores, NÃO devem esperar ao contratar uma agência de PR. Dessas frases acima, a mais clássica é a dos downloads e vendas. Pessoal, Assessoria de Imprensa não é responsável por esses resultados. Quem cuida disso é a galera fera de comercial e marketing/publicidade.

Nosso papel é de criar branding, ou seja, reputação e endosso para sua marca. O aumento, ou não, de seu faturamento não está ligado ao nosso objetivo. Outro ponto é: claro que atuamos com ações com influencers (youtubers, blogs, perfis em redes sociais), mas é preciso que exista uma coerência nessas ações. Como cuidamos da imagem de sua marca, não podemos abordar pessoas que não tenham, de fato, alguma ligação com sua atuação. Isso impactaria negativamente todo o trabalho de PR.

Para não me estender, vou finalizar o texto de hoje como o famoso “Quero capa”, que também pode variar para “Quero uma matéria no Fantástico”. Pessoal, primeiro, quem decide o que é ou não capa de um jornal/revista são os editores dos respectivos veículos, e não nós. Quer ser capa? O que você tem de realmente inusitado? Números mega relevantes? Mudou um mercado radicalmente?
Quer TV? Você tem imagens bacanas e personagens que possam dar entrevista?

Com tudo isso, quero apenas ressaltar que antes de cobrar sua agência de PR e fazer pedidos muito longe de nosso alcance, bata um papo com sua equipe de assessoria para entender o fluxo de informações, como elas devem ser trabalhadas e para quais veículos elas podem ser enviadas com efetividade.

Ah, mais um ponto bacana: leia/assista/ouça os veículos e programas que você gostaria de participar. Será que realmente é o perfil editorial de sua marca? 😉

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Customer Success e Marketing na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: