COMO MENSURAR O TRABALHO DE SUA ASSESSORIA DE IMPRENSA?

*Por Renniê Paro

Se você tem uma resposta simples, objetiva e clara para essa pergunta, por favor, me conta! Desde que entrei na PiaR, procuro e pesquiso por algum caminho ou fórmula que pudesse nos ajudar e mostrar o valor de nosso trabalho. Comunicação é uma área complicada de se medir, mas se Publicidade e Redes Sociais conseguem entregar ROI, nós também precisamos achar uma resposta.

Ano passado, mais especificamente, conversei com muitos colegas assessores, em outras agências, e cada um entrega resultados de uma forma e ninguém consegue responder à pergunta do título desse texto. Não há, pelo menos até agora, uma conta (estou falando de matemática mesmo) para provar o nosso valor.

Muitos profissionais ainda apostam no modelo de Centimetragem, que mostra para o cliente quanto ele iria desembolsar se tivesse que pagar pelo espaço conquistado em um veículo de maneira espontânea. Aqui não acreditamos muito nesse formato, pois são linguagem e objetivos de comunicação totalmente diferentes entre si.

Mas então, como justificar o FEE que o cliente paga?

Ouvindo que ele tem a dizer sobre qual é seu Propósito de Felicidade com PR. O que ele espera ao contratar nossos serviços? Qual seria a matéria que faria seus olhos brilharem? É isso que temos tentado na PiaR! Cansamos de trabalharmos no ‘achismo’ do que seria interessante para o cliente A ou B e passamos a ouvir o que ele tem a dizer sobre nós.

Claro, esse não é um caminho fácil ou leve de se seguir, mas acreditamos que é uma boa fórmula de crescermos juntos e mostrarmos o quanto podemos ser relevantes e estratégicos para uma marca. Aqui na PiaR, quem dita as regras do jogo é o cliente, nós apenas damos a embalagem para conseguirmos, juntos, alcançar os objetivos.

E aí, já sabe qual é o seu Propósito de Felicidade? Conta para nós 😉

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Customer Success e Marketing na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: