F.O.M.O – FEAR OF MISSING OUT?

*Por Renniê Paro

Você já parou para perceber o quanto somos bombardeados por informações todos os dias? E essa enxurrada quase nunca é de conteúdos relevantes, muitas vezes são de coisas banais ou mesmo ‘mentirosas’, as famosas fake news. Com isso, o que tem acontecido é um aumento no número de pessoas que sofrem de F.O.M.O – Fear Of Missing Out, ou ‘medo de estar perdendo alguma coisa’, em português.

Quando falamos de comunicação esse bombardeio de informações é ainda maior e a sensação de ‘não posso ficar de fora’ é enorme. Agora imagine quando isso é ampliado por clientes que mandam inúmeras notícias (do Brasil e de outros países) e a cobrança é “Mas você não poderia ter deixado de ver isso”. Isso gera uma série de impactos negativos na rotina de PR, pois acarreta em ansiedade e um eterno senso de emergência no profissional de assessoria.

Acredito que é importante sim estarmos sempre alertas ao que acontece e, principalmente, nos assuntos que dizem respeito ao universo de nossos clientes. Mas entrar nesse looping de informações e a sensação de não conseguir acompanhar tudo ao mesmo tempo e agora, faz com que o profissional de PR se torne um ‘maluco’ por news e deixe de pensar estrategicamente em resultados (afinal, ele está sempre correndo para acompanhar todas as notícias possíveis – o que é impossível).

Por isso, se posso dar algum conselho sobre esse tempo maluco que vivemos, onde não temos tempo para nada, é: MENOS É MAIS! Ao invés de ficar pensando em mil fórmulas mirabolantes ou muitas pautas simultâneas (que raramente irão girar de fato), aposte em poucas e boas iniciativas.

Dessa forma, você consegue trabalhar de forma mais adequada para não ser um robozinho de comunicação e sim um estrategista de PR, gerando insights e resultados que são de fato relevantes para seus clientes. Em tempos de “temos que saber tudo”, acabamos nos tornando superficiais e lacônicos, não apresentando profundo conhecimento sobre nada, efetivamente.

Repense se você já não está com F.O.M.O e mude já!

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Customer Success e Marketing na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: