SE TEM MAIS INFORMAÇÕES RELEVANTES, VÁ ALÉM DO BRIEFING!

*Por Juliana Gusmão

O assessor fechou a entrevista dos sonhos com aquele veículo que você sempre idealizou? Show de bola! Mas para que tudo corra bem, é essencial ter um material com algumas informações para direcionar o bate-papo e não ter perigo de nada dar errado.

Mais conhecido como briefing, ele contempla informações que são essenciais para serem abordadas durante uma entrevista ou encontro de relacionamento. Buscamos sempre entender o que o jornalista procura e quer falar, para depois enviar alguns tópicos que direcionem a conversa.

Nele, costumamos colocar pontos sobre como a empresa surgiu; o diferencial do seu negócio; os benefícios; dados de mercado para contextualizar e dar insumos para o jornalista fazer uma abordagem mais abrangente (lembrando que não temos como garantir que realmente sairá uma matéria depois de uma entrevista ou encontro); números que são importantes serem mencionados e que podem ser divulgados, entre outros dados.

Acho importante destacar que também damos dicas do que não dizer ou não fazer. Tivemos algumas situações aqui na PiaR, por exemplo, que o cliente disse “vou te contar isso em off, mas não vai publicar hein”; ou porta-vozes falando de números que não podiam ser divulgados. Enfim, deslizes que podem ser evitados.

Para finalizar, acho importante dizer que vocês, clientes, têm total autonomia para ir além do briefing. Se você tem alguma informação que acha que é importante e que pode ser compartilhada, fale! Não se prenda somente nas orientações que sua assessoria de imprensa dá. Se for para agregar valor e corroborar de alguma forma com o jornalista, não filtre! Tenho certeza que dessa maneira o relacionamento com o profissional melhora 100% e você se torna uma fonte confiável para futuras pautas.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 6 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: