APORTES – COMO ANUNCIAR PARA A MÍDIA?

*Por Renniê Paro

Dentro do ecossistema das startups, vemos muitos movimentos de aportes e investimentos nos mais diversos segmentos. Um dos que mais cresce e recebem valores significativos é o do agronegócio, que tem destacado a atuação das agtechs. Além disso, ainda vemos as fintechs, lawtechs e hrtechs chamando atenção.

Em janeiro, pudemos presenciar o aporte de um bilhão de dólares da 99, tornando-a o primeiro unicórnio brasileiro. Airbnb, Snapchat, Pinterest e Spotify também são exemplos mundiais que receberam grandes volumes financeiros. No Brasil, destacamos o Nubank.

Claro que receber investimentos é ótimo, mas a questão desse texto é: como anunciar esse aporte para a mídia? Como já comentei antes, não existe uma fórmula engessada para seguir, mas existem alguns passinhos que podem ajudar a ganhar destaque.

O primeiro é o timing dessa informação. NUNCA comece a divulgação antes dos documentos oficiais estarem devidamente assinados por ambos os lados (isso pode gerar um problema judicial absurdo, caso não tenha sido feito com os cuidados necessários). Depois disso, é preciso que as interfaces dos interessados (ou seja, a do seu cliente e a do investidor) estejam alinhadas com a divulgação proposta (assim todos ficam na mesma página, somam forças e ganham juntos).

Depois disso, um bom caminho a seguir é propor uma matéria exclusiva para um dos grandes veículos que falam de negócios. Nesse momento, é preciso um trabalho de pesquisa e entendimento de cada perfil dos veículos que possam se interessar. Quando o assunto é aporte, por exemplo, muitos possuem políticas de ‘o mínimo’ de valor para que possam fazer a divulgação. Para ilustrar, um aporte de um milhão de reais, advindos de amigos/família, não despertará o interesse do Valor Econômico.

Por fim, depois de negociar e fechar a exclusiva com algum veículo (lembrando que quando falamos ‘exclusiva’ é porque essa informação não poderá ser passada para mais ninguém antes que seja publicada), o melhor caminho é pulverizar a notícia para outros veículos e redes sociais, para atingir o maior número de pessoas ;)

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Customer Success e Marketing na PiaR Comunicação.

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