POR QUE PENSAR COLETIVAMENTE PODE SER MELHOR PARA SUA STARTUP?

*Por Gabrielle Ramos

Quando falamos em negócios, na minha opinião, quase sempre é melhor pensar coletivamente; até porque, empresas dificilmente se erguem sozinhas, não é mesmo? Sempre tem mais de uma pessoa por trás das cortinas, ou seja, uma equipe, que trabalha para que isso seja realidade. E por incrível que pareça, pensar coletivamente, quando falamos em imprensa, também quase sempre é vantagem.

Mas como assim, pensar coletivamente? No dia a dia de uma assessoria de imprensa, nos deparamos com alguns empecilhos. Um deles e, na minha opinião, um dos mais difíceis de vencer, é o ego de alguns empreendedores.  Ele tem que aparecer, ele tem que falar, ele tem que fazer. O negócio dele tem que ser destaque. O grande problema que encontramos aqui é que nos dias de hoje, para a imprensa é mais interessante falar sobre o mercado em geral, não só sobre uma única empresa. E é aí que começa o pesadelo.

“Como vou dividir uma matéria com meu concorrente?”; “Se isso acontecer, não vou promover o negócio dele também?”  Fique calmo. Já foi a época em que só grandes marcas dominavam o mercado e o público as consumia cegamente apenas por serem as maiores. Hoje tem espaço para todo mundo. Quem decide qual serviço vai utilizar, qual produto vai consumir, é o consumidor – por opinião própria. Estamos na Era da Experiência. Quem proporciona uma experiência melhor para o seu público, ganha. Mas veja, isso não depende da imprensa, não depende do consumidor, depende de você, da sua empresa.

Resumindo, não é uma matéria de mercado, com mais de uma empresa do seu segmento, que vai fazer com que sua marca não seja consumida ou seu serviço não seja o escolhido. Muito pelo contrário –  quando mais visibilidade, melhor. Quanto mais credibilidade de exposição na imprensa, melhor. Então, não se importe se sua empresa dividir espaço com outras empresas, concorrentes ou não. Olhe sempre pelo lado positivo: isso promove sua marca? Pode trazer mais leads para o seu negócio? Vai ajudar a criar credibilidade para o que você faz?  Então você está no lucro.

*Gabrielle Ramos é jornalista formada desde 2012 na Universidade Nove de Julho, com especialização em Marketing Digital pela E-commerce School e Mídias Sociais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com 09 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Marketing na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: