O ANO COMEÇOU! VAMOS ALINHAR AS EXPECTATIVAS?

*Por Juliana Gusmão

Mais um ano se inicia e com ele muitas expectativas, tanto no setor político e econômico, mas também no segmento empresarial. E para começar 2018 com o pé direito, faço uma pergunta para você, empreendedor – Seu plano de comunicação está pronto? Já sabe quais serão as metas e o foco para esse ano? Então é a hora de contratar uma assessoria de imprensa. Sem isso fica inviável iniciarmos uma parceria saudável e que traga bons resultados.

Para evitar os mesmos erros do ano anterior, é importante alinharmos todas as expectativas. Você contratou uma agência de PR para geração de leads? Se sim, está no caminho errado. O foco da assessoria de imprensa não é trazer novos leads ou aumentar o fluxo da sua página, e sim branding e gerar reputação da empresa no mercado.

É importante entender que nosso trabalho é de formiguinha e, às vezes, leva um pouco de tempo para que os primeiros e bons resultados surjam. Mas isso não quer dizer que não estamos conversando com os jornalistas diariamente, sondando novas oportunidades e buscando inserir a empresa nos veículos ou promover ações diferenciadas que agregam valor a marca.

Conhecemos a ansiedade de cada um em querer aparecer na Folha de S. Paulo, Estadão, Exame.com, Valor Econômico, entre outras mídias de massa, mas entender o processo de apuração de pautas também é importante. Primeiro que os grandes veículos exigem exclusividade nas notícias, o que requer muito cuidado durante a abordagem e demora na apuração das informações. Por trás dos repórteres, tem os editores, aqueles que comandam e decidem o que será ou não publicado.

Por que estou falando sobre isso? Durante o ano passado, muitos clientes nos questionaram porque tal veículo demorou mais de cinco dias para publicar a notícias sobre a empresa dele. Sendo bem sincera, cinco dias foi muito rápido, alguns veículos demoram bem mais que uma semana, às vezes até meses. Tudo isso depende das notícias factuais ou dos assuntos que eles consideram mais interessantes no momento. Sim, é cansativo, mas no final dá sempre certo.

Por fim, para que o ano seja produtivo, procure manter contato diariamente com sua assessoria de imprensa e entender todos os processos que englobam um trabalho de PR. Dessa forma, você consegue ajudar com informações que são relevantes e entender, de fato, como a equipe de PR pode contribuir para o crescimento da sua empresa. E aí, vamos marcar um bate-papo?

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 6 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: