QUAL A SUA IDENTIDADE?

*Por Renniê Paro

“O que sou?” “Onde estou?” “Quem sou eu?”

Parece um monte de perguntas novas, mas são essenciais para a área de comunicação. Já comentei um pouco sobre isso no último texto, mas acho que vale o reforço.

Assim como provavelmente você consegue definir sua personalidade, quem é você, como age, entre outros aspectos, é preciso que a sua startup também tenha uma definição. Um exercício que praticamos internamente na PiaR e levamos para nossos clientes é: “Você consegue definir o que sua empresa em uma frase?”

Dá para contar nos dedos quem conseguiu isso logo no primeiro momento. Pode parecer simples, mas não é. E na verdade, muitas vezes é preciso dias e dias de pensamento sobre essa definição. E é preciso deixar claro que esse passo é essencial para direcionar os esforços de comunicação.

Muitas vezes temos poucos minutos para fazer o pitch para o jornalista ao telefone, daí a relevância de termos claro e objetivo uma definição. Somente assim o contato com o jornalista poderá ser efetivo. Quando o “quem você é” muda de tempos em tempos, a comunicação se dispersa e o profissional de mídia passa a ver você e sua startup como uma empresa que “faz tudo, mas não é especializada em nada” (e isso pega mal).

É importante ressaltar que a comunicação é parte de uma engrenagem muito maior dentro de uma startup. Ou seja, a identidade de uma empresa deve ser uma só e ser refletida para as agências de PR, Marketing, Social Media…entre outras áreas que refletem o espírito de sua empresa.

Por isso, se você ainda não consegue definir quem sua startup é em apenas uma frase, melhor não contratar nenhuma das agências que comentei anteriormente. Dê um passinho para trás, refaça a lição de casa e depois aposte em PR. Somente assim as estratégias farão sentido.

;)

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: