QUAIS REDES SOCIAIS ATIVAR QUANDO SUA STARTUP ESTÁ COMEÇANDO?

*Por Gabrielle Ramos

Sabemos que a rotina de uma startup é uma loucura. O começo dela então, nem se fale. Mil coisas para resolver, decisões para tomar e no meio de toda essa correria, estratégias sem fim. Um dos muitos questionamentos nesse momento é: precisamos estar nas redes sociais? Em quais? Uma pesquisa da Secretaria de Comunicação Social (Secom), do Governo Federal, revelou que 92% das pessoas que usam a internet estão nas redes sociais. Então, sobre estar ou não nas mídias sociais já temos a resposta. Agora, por qual delas optar? São tantas que fica difícil não se perder na hora de escolher a melhor para o seu negócio, não é mesmo?

A verdade é que o segredo está em um único fator: descobrir onde está seu público. Não existe uma resposta exata para os diversos tipos de negócios e tudo depende muito do tipo de consumidor que você quer atingir, mas as empresas que descobrem e apostam nas redes que seus clientes usam, saem na frente. “Ah, mas meu público está em diversos canais sociais, e agora? ” – Agora mantenha a calma. Não precisa fazer tudo de uma vez, até porque você precisa de estrutura e principalmente conteúdo para alimentar as plataformas que escolher, então não precisa ter pressa de apostar em todas ao mesmo tempo. Planeje-se! Invista em uma, conheça e potencialize seus resultados dentro dela e depois vá expandindo para os outros canais gradativamente.

É válido lembrar que você pode diversificar os conteúdos ou tratar de assuntos de diferentes formas para testar a rede escolhida, mas sempre respeitando aquilo que o seu público aceita. Aproveite esse período de início para identificar qual a melhor maneira de chegar até ele e como a informação que você disponibiliza é consumida.  Assim, quando entender melhor esse mecanismo, compartilhar um conteúdo interessante pode ser o fator determinante para aumentar o número de seguidores, o que permitirá que a sua empresa ganhe mais visibilidade.

*Gabrielle Ramos é jornalista formada desde 2012 na Universidade Nove de Julho, com especialização em Marketing Digital pela E-commerce School e Mídias Sociais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com 08 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Planejamentos Estratégicos e Mídias Sociais na PiaR Comunicação.

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