A IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE VISUAL EM SOCIAL MEDIA

*Por Gabrielle Ramos

O ser humano é visual. Não adianta negar. Se batemos o olho e achamos que certa coisa não tem boa aparência, já julgamos que é algo duvidoso ou não tão bom assim. Talvez isso seja um grande erro, talvez não. Mas sua comunicação visual será o primeiro impacto direto para seus fãs, então a verdade é que precisamos caprichar sim em nossa identidade visual, até para que quem não conhece a marca, entenda sem muitas palavras a mensagem que queremos passar.

Mas em que consiste uma comunicação visual boa?  Pense no seguinte: toda empresa quer que seu produto/serviço esteja em destaque, seja de maneira online ou offline, certo? Então o primeiro pensamento tem que ser: como posso destacar minha marca entre outras tantas? Em seguida, você precisa deixar claro qual conceito quer passar ao mercado (lembre-se, uma imagem vale mais que mil palavras). Com isso, você começa a desenvolver uma comunicação visual consistente. Cores e elementos vem depois de ter concretizado os dois primeiros passos. Pode parecer simples, mas não é. Seu negócio será lembrado e representado por esses elementos e um erro pode colocar tudo a perder. Seu público será fidelizado por aquilo que vê, não se esqueça.

Outro ponto importante nesse assunto é que as redes sociais têm como uma de suas missões, aproximar os fãs de sua empresa. Se o seu público-alvo não se identifica com sua identidade visual, como você irá atrai-los? Imagens prontas de bancos ou fora do padrão de realidade de seus seguidores, quebram qualquer laço que esteja sendo cultivado.

E para finalizar, essa é uma parte MUITO importante para as redes sociais. Não dá para ser feito de qualquer maneira, por qualquer pessoa e em qualquer programa. Sim, comunicação visual é coisa séria e precisa de um profissional competente que entenda do assunto. O investimento é para a sua marca, então vale a pena valorizar o trabalho de quem estudou para isso. Pense sobre o assunto.

*Gabrielle Ramos é jornalista formada desde 2012 na Universidade Nove de Julho, com especialização em Marketing Digital pela E-commerce School e Mídias Sociais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com 08 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Planejamentos Estratégicos e Mídias Sociais na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: