CRONOGRAMAS MENSAIS, SEMESTRAIS OU ANUAIS. QUAIS AS DIFERENÇAS?

*Por Juliana Gusmão 

Na rotina de assessoria é muito comum as agências adotarem algumas práticas para dar um direcionamento para as demandas. Mas qual seria a melhor forma para que tudo ocorra dentro dos conformes – cronogramas mensais, semestrais ou anuais? Como saber a diferença e entender o que melhor se encaixa para as ações da sua startup/empresa?

No cronograma mensal, por exemplo, as ações são planejadas para serem tocadas por um período de médio prazo, com divulgações que já estão previstas. Ou seja, geralmente há materiais como artigos, sugestões de pauta ou lançamentos mais pontuais. Quando propomos trabalhar um cronograma semestral ou anual, precisamos ter em mente que teremos que ter materiais suficientes para trabalhar por um longo período e onde podem acontecer N mudanças e imprevistos. Isso demandaria mais tempo para o desenvolvimento e, consequentemente, no meio do caminho teríamos que alterar algumas estratégias para não deixar os assuntos ultrapassados.

Na PiaR, por exemplo, os cronogramas que desenvolvemos para os clientes são mensais. Adotamos essa prática porque entendemos que o ecossistema de startups muda a todo momento e está em constante evolução, e essas alterações requerem planos rápidos, elaboração de estratégias mais concisas e agilidade nas demandas.

A verdade é que cada assessoria adota a maneira que acha mais apropriada para cada cliente. Já tivemos experiências com os cronogramas semestrais e posso dizer que, na prática, os resultados não são efetivos porque muitas demandas se perdem devido ao timing. Hoje o mundo está cada vez mais rápido e a população ávida por informações e novidades. Por isso, quanto mais direto e rápido for seu plano de ação, mas chances temos de ver o que realmente tem fit com os veículos de comunicação e com o público leitor.

Por isso senhores clientes, não se assustem caso seu atendimento sugira mudar uma pauta no meio do caminho ou propor uma nova abordagem ou estratégia para uma divulgação. Estamos ligados a tudo que acontece no setor e oferecemos uma flexibilidade na composição das atividades do cronograma, justamente para acompanhar o amadurecimento e a evolução do mercado de startups.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 5 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: