REDES SOCIAIS – O QUE VI NO RD SUMMIT

*Por Gabrielle Ramos

Esse ano tive a incrível oportunidade de acompanhar de pertinho o maior evento de marketing digital e vendas da América Latina, o RD Summit. Foram três dias intensos: muito conteúdo, muita gente bacana e muito aprendizado. Pensando nisso, resolvi compartilhar com vocês um pouquinho dessa experiência.

Para começar, a primeira palestra que vi foi com Mikkel Svane, CEO da Zendesk, falando sobre como entregar uma experiência memorável ao cliente. E se eu pudesse resumir o conteúdo em uma palavra, ela seria: simplicidade. Temos uma mania louca de querer criar e fazer coisas supercomplexas e acabamos nos esquecendo que o simples funciona, e muito bem! Em seguida, ouvi Flávia Gamonar, Co-fundadora do OQMOM, contar sua incrível experiência com o LinkedIn. Para quem acha que a rede é fraca ou que não tem retorno, preciso avisar: vocês estão muito enganados! A Flávia é prova viva de que o LinkedIn, tanto pessoal quanto coorporativo, é essencial para um trabalho de mídias sociais de excelência. Alimente a plataforma com conteúdo de relevância e traga cada vez mais pessoas para perto de você e do seu negócio. Aposte nisso 😉

Depois foi a vez de Bernhard Schultze, CEO da SEO Marketing, deixar o universo de Search Engine Optimization muito mais simples em nossas cabeças. Confesso que sempre achei o assunto um pouco complexo e não tinha muita certeza se realmente funcionava, mas depois dessa palestra, aprendi três principais pontos para conseguir fazer um bom SEO (relevância + usabilidade + segurança).  Obrigada Bernhard, pelo tempo de qualidade!

O segundo dia foi uma surra de conteúdo para SM! E começou com uma galera sensacional falando sobre ativismo e impacto social como ferramenta de marketing. Fiquei simplesmente apaixonada pelo trabalho que a Smile Flame e a Usina do Hambúrguer fazem. Se vocês não conhecem, vale a pena pesquisar e, por que não, investir na causa. Sua startup pode muito mais do que só inovar, pode ajudar o próximo! Em seguida, passei 40 minutos em uma enxurrada de tendências para 2018, vindas fresquinhas da SMWSP e trazidas pelo Edney Souza, professor e consultor da Interney. Ana Tex, Founder da Ana Tex Marketing Digital, nos trouxe um conteúdo riquíssimo sobre como vender mais nas redes sociais. Vocês já devem ter percebido que o comportamento do consumidor mudou com todas as tecnologias e inovações que temos hoje e se quiser fazer com que suas vendas decolem, não pode ignorar esses novos canais que são as redes sociais, principalmente o Instagram.

Mais tarde tive a oportunidade de ter aula, acredito que posso dizer assim, com duas pessoas incríveis: Camila Porto e Camilo Coutinho – uma sobre anúncios no Facebook e outra sobre estratégias para o Youtube. Camila, Owner da Camila Porto Marketing Digital, deu dicas valiosas para criarmos anúncios impossíveis de serem ignorados.  E Camilo, além de ótimas lições sobre a plataforma, ainda provou ao vivo que qualquer pessoa é capaz de fazer vídeos, sobre qualquer assunto. É só colocar a mão na massa!

Chegamos ao último dia, carregados de muita informação. Mas vocês acham que estávamos cansados? Que nada! Queríamos mais! E foi mais um dia cheio de feras da comunicação: Marcio Abelha, Gerente de Programa do Facebook, e Alicia Rodriguez, Founder da SoMeChatEs, falando sobre plano de conteúdo.  Para fechar o evento com chave de ouro, Pablo Di Meglio, Diretor de Estratégias da Go Social, nos ensinando como otimizar e entregar ótimos relatórios aos clientes.

Queria muito poder compartilhar com vocês tudo o que aprendi no RD Summit mas é impossível resumir em um post a quantidade de conteúdo que trouxe na minha mala, na volta para São Paulo. Uma dica que quero deixar é: se programe e vá ao próximo! E vá preparado, de mente aberta, para sair de lá um novo profissional, de energias e ideias renovadas. Vale muito a pena!

*Gabrielle Ramos é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Nove de Julho, com especialização em Marketing Digital pela E-commerce School e Mídias Sociais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com 08 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Planejamentos Estratégicos e Mídias Sociais na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: