CUIDADO AO SE COMPARAR COM SEUS CONCORRENTES

*Por Juliana Gusmão

Nesses últimos anos, o que mais vimos por aqui foram clientes reclamando que seu concorrente saiu em uma grande mídia, ou que recentemente ele foi destaque em um programa de TV ou rádio. A pergunta que fica é a seguinte – você sabe o que por que ele está se destacando tanto? Pergunto isso porque é normal o cliente achar que só ele é o maior ou melhor do mercado, mas esquece de avaliar, de fato, como está seu segmento de atuação e quando se dão conta, o concorrente, que antes era bem pequeno, já o ultrapassou em termos de números e conquistou uma fatia enorme do mercado.

O que quero dizer com isso tudo? Que prestar atenção no movimento dos seus concorrentes é fundamental, mas também vale uma reflexão. Para conseguir um espaço bacana em uma grande mídia não é necessário falar mal dos concorrentes ou se comparar com eles, e sim reunir o máximo de dados para mostrar a evolução do segmento, e que você e as outras empresas crescem mesmo em um ano de economia ruim.

Já parou para pensar que o seu maior concorrente pode ter saído no Valor Econômico porque recebeu um aporte milionário? Nesse caso, não teria como você participar da pauta, concorda? Ou em uma matéria que falava de fusão, crescimento, lançamento de novos produtos, etc… assuntos que na maioria das vezes o cliente não percebe, mas só de ver a manchete no jornal, já causa um tremor imenso.

Todos esses toques são importantes, porque no meio da fúria da exposição do outro, os clientes são capazes de fazer “loucuras” para aparecer. Opa, vale destacar aqui que não são todos, mas um número bom ainda se incomoda, e muito, com a velocidade que os concorrentes vêm ganhando o mercado e esquecem de pensar e estratégias para conseguir se igualar ou até mesmo se destacar ainda mais. Pense nisso!

 

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 5 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: