O QUE NUNCA FAZER EM SOCIAL MEDIA

*Por Gabrielle Ramos

O texto de hoje se encaixa em diversas situações e não só para o mundo coorporativo.  “Mas a rede social é minha, eu posto o que quiser”; sim, isso é uma verdade mesmo, mas assim como elas são a vitrine de uma empresa para o seu público, elas também são uma vitrine sua para o outro lado. Quando tiver dúvidas sobre o assunto, faça um exercício fácil, pare e pense: “eu contrataria um serviço dessa empresa? ” Ou ainda, “eu contrataria um profissional assim? “. Dependendo da resposta, você saberá se está ou não trilhando o caminho certo.

Mas vamos focar na parte coorporativa das redes sociais. O exercício que falei acima é totalmente válido. Aliás, você não deve só se perguntar se contrataria um serviço ou compraria um produto; se pergunte também se confiaria no conteúdo que você publica. Mais do que comprar uma ideia, é preciso fazer com que as pessoas que seguem suas redes confiem no que você diz.

Outro ponto importante é: tenha muito cuidado com polêmicas. Entenda, você pode apoiar causas sociais, por exemplo, mas parcimônia é sempre bom quando você precisa “escolher lados”. Seja o assunto que for, é preciso pensar em todos que podem ser atingidos pelo seu conteúdo. É trabalhoso e complicado, é verdade, mas isso evita olhares negativos para o seu negócio. Às vezes o que você encara como uma simples descontração, pode ser encarado como uma ofensa por outra pessoa. Tente sempre se colocar no lugar de quem vai receber a mensagem e quais são as possíveis interpretações.

Em casos de comentários ofensivos, críticas ou pessoas querendo fazer “baderna” em suas redes, tenha muita calma. Respire fundo antes de responder qualquer coisa. E não, apagar comentários não é uma opção válida, a não ser que o conteúdo da mensagem seja ofensivo, mas nesse caso, explique o porquê você teve que remover o comentário da página. O cliente SEMPRE precisa de uma posição da empresa. É uma delícia recebermos elogios e pessoas falando bem de nossa marca, não é mesmo? Mas encare as críticas/comentários negativos como uma forma de crescimento. Analise o que foi falado e, se fizer sentido, reveja o conteúdo. Caso não faça, apenas seja delicado e educado ao responder a pessoa. Lembre-se que sua posição nas redes é de extrema importância para a reputação do seu negócio. Nesses casos, recomendamos que tenha pessoas preparadas em sua equipe para lidar com esse tipo de situação.

Por fim, peça cuidado e atenção aos seus funcionários ao mencionarem sua página ou até mesmo em comentários. Deixe claro que eles são livres para ajudar no engajamento de suas redes (e isso tem um potencial incrível, acreditem) mas algumas coisas precisam ser evitadas, como apelidos constrangedores, brincadeiras internas entre a equipe, menções que ofendam ou causem polêmica, enfim, que tenham bom senso, uma vez que o ambiente online é público e qualquer um pode ter acesso.

Poderíamos escrever páginas e mais páginas sobre como se comportar nas redes sociais, mas acredito que o conteúdo básico para se ter uma página bacana, com um clima legal e descontraído já está aqui. Sempre ter bom senso e pensar principalmente em quem está do outro lado recebendo a mensagem. Isso nunca falha.

*Gabrielle Ramos é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Nove de Julho, com especialização em Marketing Digital pela E-commerce School e Mídias Sociais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com 08 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Planejamentos Estratégicos e Mídias Sociais na PiaR Comunicação.

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