ACONTECEU COMIGO – OPS, O JORNALISTA/CLIENTE CANCELOU O ENCONTRO NO DIA

*Por Renniê Paro

Pensa em uma situação “chata”. Essa é uma história sobre uma delas.

Na carreira de assessora de imprensa desde 2006, já passei por poucas e boas e presenciei de tudo um pouco (e claro que sempre tem mais por vir rs). Assessores passando a perna em pautas de outros assessores; profissionais que venderam exclusivas para dois jornalistas concorrentes ao mesmo tempo; cliente pedindo para ler a matéria antes dela ser publicada; jornalista que falou que a pauta era X e na hora da entrevista mudou de ideia e perguntou Y…enfim, muitas aventuras.

Uma que já aconteceu comigo, e aposto que com muitos colegas de trabalho, é quando agendamos um encontro entre cliente e jornalista e uma das partes cancela. É claro que não somos intolerantes e sabemos que imprevistos acontecem com todo mundo, mas existem casos que devemos tomar cuidado e ter mais carinho.

Já aconteceu comigo, por exemplo, de fazer o cliente pegar um avião e vir de outro Estado para São Paulo só para encontrar um jornalista e ele simplesmente não apareceu. Eu e o cliente sentados no restaurante, olhando um para a cara do outro, sem saber o que fazer. E se ao invés de um cliente estivessem reunidos três?!

Pois é! Uma situação que nunca vou esquecer e espero não passar de novo. Esse caso aconteceu com um jornalista de fora do país e pode ser que por isso a “política” seja outra. Mas que foi chato foi. Alguns clientes levaram na boa, no maior “tudo bem, acontece”…outros nem tanto (e eu entendo também).

Infelizmente em nossa profissão acontecem eventos dos quais não temos o controle total e é preciso ter jogo de cintura e até mesmo bom humor para saber sair bem de uma dessas.

O que deixo de lições para todo mundo desse “causo” é: não seja ansioso ao marcar encontros; entenda a real importância deles para ambas as partes e (jamais) faça seu cliente sair correndo de onde estiver para um encontro “surpresa” 😉

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: