PERDEMOS ENGAJAMENTO. QUAIS PODEM SER OS PROBLEMAS?

*Por Gabrielle Ramos

Acredito que esse seja um dos assuntos mais falados entre os profissionais de mídias sociais, o famoso engajamento. Mas você sabe o que é? É todo tipo de envolvimento, interação ou relacionamento com a marca, que vai além do número de seguidores ou curtidas em uma rede social. Essa métrica determina o nível de envolvimento do público com o conteúdo.

O mais comum é acharmos conteúdo sobre o que fazer para aumentar esses números, mas, e quando as redes que gerenciamos começam a perder engajamento? Alguma coisa não está funcionando bem e você precisa urgentemente descobrir o que é. Como fazer isso? Por meio das métricas. Por um longo tempo se acreditou que uma boa medição para a audiência da sua página era o número de fãs conquistados, mas isso vem mudando ao longo do tempo e já sabemos que ter uma grande quantidade de pessoas que curtiram sua página não é necessariamente sinônimo de um bom engajamento.

Vamos lá, primeiro passo: percebeu que houve uma queda nas interações? Faça comparativos e tente entender o que foi que fez sua página deixar de performar. Houve mudança nos horários de postagem? Diminuição na frequência de posts? Houve alguma polêmica? Enfim, encontre o que mudou e que de certa forma não agradou os fãs. Agora fique calmo e pense no que vai fazer. Caso tenha sido um motivo simples de resolver, mande bala! Caso não, respire fundo, reúna sua equipe e pense antes de agir. Muitas empresas tentam remendar as situações e acabam piorando ainda mais. Em momento nenhum, aja por impulso. Lembre-se de que suas redes são sua vitrine e que as pessoas precisam não só enxergar seu negócio, como se identificar com ele.

Aí você pensa: não mudamos nada e mesmo assim perdemos engajamento. É fácil encontrar o erro nessa afirmação. Para quem tem um tempo nesse meio, sabe que estar atualizado e em constante mudança é fundamental para o negócio. “Ah, mas nossa empresa é a mesma, como vamos mudar o conteúdo? ” Não é sobre como mudar o conteúdo, mas sim, em como apresenta-lo de maneira diferente. Quando você estuda constantemente seu público-alvo, fica muito fácil de entender isso. As pessoas mudam, a internet muda constantemente e você precisa acompanhar o ritmo.

Enfim, com certeza existem N motivos para sua página ganhar ou perder engajamento e a chave para descobrir e resolver esse tipo de problema é sempre analisar: público, conteúdo e ações. Lembre-se, pode ser fácil fazer um usuário clicar em curtir, mas o verdadeiro desafio é fazê-lo ficar, interagir e confiar em sua marca.

*Gabrielle Ramos é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Nove de Julho, com especialização em Marketing Digital pela E-commerce School e Mídias Sociais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com 08 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Planejamentos Estratégicos e Mídias Sociais na PiaR Comunicação.

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