EVENTOS – COMO E QUANDO EXPLORAR PARA GERAR REPUTAÇÃO PARA SUA MARCA

*Por Renniê Paro

Você já parou para pensar na quantidade de eventos que são realizados só na cidade de São Paulo, maior economia do país, por ano?! E no Brasil todo? Florianópolis, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Recife e tantas outras cidades que movimentam milhares de pessoas, todos os anos, com os mais diversificados eventos e ações.

Outro ponto, dentro dessa quantidade incalculável, são muitos os enfoques desses eventos. Encontramos desde grandes festivais musicais alternativos a encontros religiosos que atraem multidões. Diante desse mar de gente (literalmente), como e quando uma startup deve fazer um evento?

Primeiro responda a algumas perguntas simples: você tem público para isso?; eles têm o perfil de comparecer a eventos do seu setor?; tem algum concorrente que já faça ações semelhantes?; na data que você escolheu, estarão rolando outros eventos que podem dividir a atenção do público?; o local é de fácil acesso?; será pago ou gratuito, com valor acessível? Só depois de responder esses pontos, vale pensar em começar a criar um evento e divulga-lo.

Aqui entra a sua equipe de comunicação e um primeiro aviso: não ache que a divulgação do evento irá gerar vendas de ingressos. O papel de PR, como já cansamos de falar, é gerar reputação, e não bater a meta de ingressos vendidos.

Como gerar endosso? Simples: fale dos nomes de palestrantes bacanas do evento; aborde os temas de painéis e debates; promova o evento como uma oportunidade única para as pessoas realizarem networking realmente interessante.

Enfim, são muitas as formas de abordar um evento na mídia. Os pontos principais aqui são: não espere que o PR gere vendas de ingressos ou inscritos e reveja os planos de elaboração desse evento, para ter certeza que o empenho realmente valerá a pena.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: