SEM APROVAÇÕES NÃO CONSEGUIMOS TE AJUDAR

014

*Por Gabrielle Ramos

Começo esse texto dizendo que poderíamos parar no título. Independentemente do material que esteja em pauta, não conseguimos trabalhar se não tivermos o ok final do cliente. Pode parecer simples, mas essas aprovações têm sido um grandessíssimo problema na rotina de social.

O primeiro ponto é: redes sociais são dinâmicas e precisam de uma agilidade enorme. Aqui temos o costume de trabalhar com o adiantamento das semanas e depois encaixamos os pontos factuais, aqueles que não podem ser planejados. Isso seria lindo, se realmente funcionasse. Quando o material demora para voltar aprovado, acabamos atrasando as postagens, o que faz com que algumas delas percam totalmente o sentido. Ou seja, além do tempo, perdemos a chance de engajar o público.

Pode parecer bobeira, mas não é. Atrasar postagens ou ficar com a fanpage vazia gera um grande impacto negativo na sua página. Você precisa manter a sensação de presença constante na vida dos seus fãs. Só tome cuidado aqui para não confundir presença constante com perturbação constante, ok? Prosseguindo, as aprovações servem para mantermos essa sensação de proximidade e para que nosso cronograma faça sentido. Lembra que falamos sobre dinamismo e agilidade? Quando se trata de rede social, uma hora mais tarde pode ser tarde demais. Com a mesma força e rapidez que os assuntos surgem, eles desaparecem e perdem totalmente o sentido.

Por isso, perdoe sua equipe de SM quando ela for muito insistente com a aprovações do cronograma/materiais. Eles precisam que isso seja feito de maneira rápida de verdade, não é por chatice. E se sua equipe de social não é tão ágil assim, questione. Vocês podem estar perdendo muitas coisas legais por falta de timing. Internet é velocidade, dos dois lados. O ideal é que o contato entre as equipes de comunicação (cliente e agência) seja constante, para que se crie um relacionamento de confiança, onde os dois se entendam profundamente, a ponto de os materiais chegarem praticamente redondos para facilitar o processo de aprovação.

A união desses itens (dinamismo, agilidade e aprovação rápida) fará com que suas redes tenham um melhor desempenho, conseguindo acompanhar o dia a dia de quem a segue, se tornando algo essencial para a vida do fã.

*Gabrielle Ramos é jornalista formada desde 2012 na Universidade Nove de Julho, com especialização em Marketing Digital pela E-commerce School e Mídias Sociais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com 08 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Planejamentos Estratégicos e Mídias Sociais na PiaR Comunicação.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: