FERRAMENTAS DE MONITORAMENTO: QUAL ESCOLHER?

009

*Por Gabrielle Ramos

De um tempo cá, as redes sociais não são mais só entretenimento. Elas viraram coisa séria e, desde então, podemos afirmar que são um negócio e, como tal é necessário que haja investimento – de tempo e dinheiro. Parece loucura e talvez surja aquele velho dilema sobre orgânico x pago, mas não é sobre isso que falaremos aqui hoje.

Vamos falar sobre medição na internet. Já faz algum tempo que isso é possível e as ferramentas tem se aperfeiçoado para entregar a maior quantidade de dados possíveis. E para que isso? Para que você possa entender cada vez mais a fundo o seu público-alvo e entregar mais conteúdo de qualidade. Nem preciso dizer a importância disso, não é mesmo? Os indicadores de desempenho vão facilitar e muito a vida da sua empresa, quando falamos em redes sociais.

Agora que já entendemos que é de extrema importância monitorar e medir os dados, vem a pergunta mais chata de se responder (se é que ela tem uma resposta exata): Qual a melhor plataforma para usar? Poderíamos fazer uma lista delas aqui, mas isso não é um publipost e acredito que eu seria muito injusta se citasse o nome das plataformas que uso/gosto. Até porque você pode e deve escolher de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, existem diversas métricas que podem ser exploradas e utilizadas para medir o seu desempenho nas redes sociais. A partir dessas ferramentas você tem inúmeras possibilidades, desde monitorar concorrente, orientar produção de conteúdo a partir do monitoramento de palavras-chaves, descobrir influenciadores, encontrar leads, entre muitas outras coisas.

Tudo bem, em vez de ajudar, talvez tenha confundido mais ainda a cabeça de vocês, não é mesmo? Então vamos “facilitar”. Como escolher a ferramenta ideal? Testes e mais testes. Acredite, já testei milhares delas até chegar a que eu uso atualmente. Não tem jeito. Além das muitas funções, tem sempre aquela que se encaixa melhor no seu jeito de trabalhar.  Parece simples, mas não é muito. Demanda tempo e muita paciência, mas vale a pena! Vamos começar?

*Gabrielle Ramos é jornalista formada desde 2012 na Universidade Nove de Julho, com especialização em Marketing Digital pela E-commerce School e Mídias Sociais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com 08 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Planejamentos Estratégicos e Mídias Sociais na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: