BRIEFING – POR QUE ESSA FERRAMENTA É IMPORTANTE ?

006

*Por Juliana Gusmão

Você deve se perguntar, o que é Briefing? Por que meu assessor fala tanto sobre isso? Vou te explicar de uma maneira bem simples e direta. Briefing é uma ferramenta muito comum na assessoria de imprensa, onde colocamos todas as informações que são relevantes para orientar, da melhor forma, um cliente em um encontro, entrevista ou até mesmo quando temos que elaborar um material específico, onde encaminhamos algumas perguntinhas que são relevantes para nos dar um direcionamento na produção.

Aqui na agência, por exemplo, para os materiais de entrevista e encontros nós elaboramos em um Power Point (PPT) onde colocamos sobre o que é a entrevista, com quem (nome do jornalista e veículo), data, horário e local. Buscamos sempre colocar uma mini biografia do(a) profissional e também alguns links de matérias que ele(a) já escreveu no portal, revista ou jornal.

Além disso, elaboramos um mini roteiro de como será a entrevista, ou seja, colocamos no material as informações que o jornalista poderá abordar durante o bate-papo. Quando é um encontro de relacionamento, o direcionamento é outro, pois inserimos aquilo que, de fato, é importante ser abordado durante um almoço ou café.

O próximo ponto, e muito importante, é onde colocamos, em tópicos, o que você NÃO deve mencionar durante uma entrevista ou encontro de relacionamento. Isso engloba falar mal de concorrentes, abrir dados e números que não podem ser divulgados (pois não existe off e o jornalista pode utilizar a informação caso faça uma matéria), não focar nos temas propostos, entre outros pontos.

Claro que não posso esquecer de dizer que quando convidamos um jornalista para um almoço ou café, é de bom tom que o cliente pague a conta da(o) convidada(o). Mas esse é um tópico que iremos discutir de maneira mais aprofundada em um outro post. 😊

Por fim, nunca ignore o briefing que seu assessor encaminha, nele contém informações relevantes para que a entrevista ou o encontro renda bons frutos.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 5 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: