QUEM DEVE APARECER NAS SUAS REDES SOCIAIS?

*Por Gabrielle Ramos

Para começar esse texto, vou contar um pouquinho da minha história profissional. Comecei a estagiar logo no terceiro semestre da faculdade em uma assessoria de imprensa. Obviamente minha experiência como assessora era nula e ali eu pude aprender quase tudo o que uma assessoria faz. Passei por redação, voltei para assessoria de imprensa e depois de um bom tempo estudando e pesquisando, me achei nas redes sociais. Por que estou contando isso para vocês? Simples. Em todos os lugares que passei, fosse como assessora ou como redatora, uma coisa me incomodava um pouco: conseguir o equilíbrio entre ‘fazer a empresa aparecer’ e fazer o CEO da empresa aparecer. Pode parecer estranho, mas acreditem, isso é um dilema que temos que lidar todos os dias. Às vezes, por ego inflado, outras por achar que seria bom para o negócio. Enfim, todos de alguma maneira, querem estar presentes durante uma exposição do negócio criado.

Mas você deve estar se perguntando: que raios isso tem a ver com redes sociais? Pois é, essa foi a mesma pergunta que me fiz no começo de tudo. Achei que esse dilema tivesse acabado assim que migrei para as mídias sociais. Engano meu. Essa é uma questão constante, que precisa ser planejada com muito cuidado e carinho. A verdade é que isso tudo vai muito além de quem ou que deve aparecer. E uma coisa que eu descobri ao longo do tempo é: tem espaço para todo mundo. A sua missão aqui é fazer com o que o seu cliente entenda o que é importante para o público-alvo da empresa e o que eles querem consumir de fato ali naquela rede. Não vou me aprofundar muito em público-alvo porque já falamos bastante sobre esse assunto aqui, mas a verdade é que o que ele quer é o que realmente importa.

Mas como assim tem espaço para todo mundo? Na hora de criar o conteúdo isso vai virar uma bagunça, não? Não. Sua empresa é formada por um time, certo? Suas redes sociais também. Lembre-se sempre que é muito importante humanizar seu perfil na mídia. As pessoas gostam de se sentir próximas as empresas e é aí que entra o “todo mundo” que eu falei ali em cima. O conteúdo, quando criado e desenvolvido com planejamento estratégico, vai saber exatamente o que os fãs querem. E isso envolve o seu time todo – desde o CEO, até o a opinião do mais novo estagiário. É ótimo para o leitor se sentir parte daquilo e, mais importante, sentir que quem está do outro lado da telinha é gente como a gente, independente de credo, cor ou classe social.

Resumindo: tem espaço para o CEO da empresa aparecer? Tem sim. E para uma web série sobre o dia a dia da sua empresa? Tem, sim senhor. Peça para sua equipe de conteúdo ter o máximo de carinho no desenvolvimento das personas, na hora de “adivinhar” o que o seu público-alvo quer. Isso sim vai determinar o que deve ou não aparecer nas suas redes sociais.

*Gabrielle Ramos é jornalista formada desde 2012 na Universidade Nove de Julho, com especialização em Marketing Digital pela E-commerce School e Mídias Sociais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com 08 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Planejamentos Estratégicos e Mídias Sociais na PiaR Comunicação.

 

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