APOSTE EM PAUTAS SOBRE MERCADO E FALE MENOS DE VOCÊ

001

*Por Juliana Gusmão

Está cada vez mais difícil de conseguir emplacar pautas somente de um cliente nos grandes veículos. Por isso, uma mudança de estratégia se fez necessária dentro das assessorias com seus clientes – apostar em pautas de mercado e deixar de lado assuntos que focam somente em uma empresa.

Com certeza você (cliente) já ouviu muito sua assessoria pedir dados de mercado ou de crescimento do seu setor de atuação. Isso não é porque somos chatas e ficamos no pé (tá bom confesso, às vezes somos sim), mas essa “pentelhação” toda é porque com dados chamativos, a chance de conseguir emplacar uma matéria interessante no Valor Econômico, Folha ou Estadão é muito maior. Mais aí você me pergunta: como vou aparecer nessa matéria? Te respondo: como fonte, especialista do seu mercado de atuação.

Com as redações cada vez menores, precisamos encontrar gargalos na comunicação para conseguir trazer, de fato, os resultados efetivos que cada um precisa. E com certeza, dados e números de mercado são cada vez mais bem vistos pelos jornalistas, ainda mais se o seu mercado de atuação passa por um crescimento ou diversas mudanças.

Por isso, é importante ficarmos sempre de olho no que acontece no segmento de cada cliente para que possamos aproveitar da melhor forma cada informação e assim conseguir fazer com que seu cliente fique em evidência. Sim, nosso trabalho é de formiguinha, mas os clientes precisam entender que não é de uma hora para outra que vamos conseguir fazê-lo destaque de um grande jornal ou revista. Sua colaboração é muito importante para que isso se torne realidade, então quanto mais dados e informações tivermos, mas fácil fica para elaborarmos sugestões de pauta e vender para a imprensa. 😉

Uma dica: já se foi o tempo que um grande veículo abordava somente notícias de uma única empresa. O foco agora é PAUTA DE MERCADO. E aí, vamos nessa?

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 5 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: