ENTENDA O CICLO DE TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA

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*Por Juliana Gusmão

Que o trabalho de assessoria de imprensa é complexo para muitos, isso não é novidade, principalmente para aqueles que ainda são novos no mercado. Por isso, para tentar explicar e deixar mais claro como funciona a nossa rotina, vou citar alguns pontos abaixo:

  • Não geramos leads: sempre quando um cliente busca por uma assessoria de imprensa, deixamos bem claro que o nosso trabalho não envolve geração de leads, e sim branding, reforçar a imagem da marca no mercado;
  • Imersão: sempre realizamos uma reunião de imersão com os clientes novos para entender melhor sobre seu negócio, público-alvo, como ele vende a marca para seus clientes, quem são os concorrentes e quais mídias são foco para trabalharmos. Dessa forma, as ações serão muito mais direcionadas e o trabalho mais eficaz;
  • Cronograma: após a reunião, elaboramos um cronograma de ações que serão desenvolvidas e tocadas durante cada mês. Claro que esse material é totalmente flexível e de acordo com o objetivo de cada cliente;
  • Road maps: toda segunda-feira, encaminhamos um e-mail com tudo que será divulgado durante a semana, os materiais que estão pendentes, e aqueles que ainda precisam ser elaborados. É uma forma do cliente acompanhar toda a demanda que estamos tocando;
  • Material Institucional: se sua empresa ainda é nova no mercado, buscamos sempre trabalhar um material institucional, que nada mais é que contar a história para seu mercado de atuação. De acordo com a reunião de imersão, iremos divulgar esse material com exclusividade para um grande veículo, sempre colocando aqueles que são foco da empresa e as editorias que fazem sentido para o seu negócio;
  • Pautas: em paralelo, também trabalhamos com pautas, sejam elas de mercado ou sobre determinado assunto que engloba os negócios da empresa. Essa ferramenta é uma forma de conseguirmos explorar outros assuntos e emplacar notícias relevantes em grandes veículos;
  • Artigos: acostumamos trabalhar com artigos sobre determinado assunto do segmento de cada cliente, com objetivo de tornar o porta-voz referência em seu mercado de atuação. Esse material tem tido cada vez mais aceitação pelos veículos, pois aborda a forma de pensar de cada empreendedor;
  • Notas: essa ferramenta é muito utilizada quando queremos divulgar a participação de um evento, conquista de novos clientes, entre outros;
  • Briefings: enviamos para os clientes com as informações necessárias sobre determinada entrevista, gravação, elaboração de materiais para a imprensa;
  • Encontros de relacionamento: também buscamos convidar jornalistas de veículos que são chave para cada cliente, pois é uma forma eficaz do empreendedor contar sobre seu negócio, além de firmar um bom relacionamento com o jornalista. Futuramente, quando ele escrever uma matéria sobre seu mercado de atuação, lembrará que almoçou contigo e poderá te usar como fonte;
  • Relatório mensal: no final de cada mês, enviamos um documento completo, com tudo que foi trabalhado durante o mês, os retornos dos jornalistas, gráfico de evolução do trabalho mês a mês e os clippings que foram conquistados;
  • Follow up: esse ponto é muito importante para que a divulgação dos materiais evolua. Além do contato por e-mail, todo atendimento faz a venda de pautas pelo telefone. Dessa forma, o jornalista consegue avaliar se o assunto é interessante ou não, e damos sequência ao trabalho.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 5 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

 

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